Memorias sonoras: desplazamientos de la vida diaria en Minas Gerais, Paraíba y Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.217111

Palabras clave:

Memoria sonora, Identidad, Patrimonio

Resumen

En este artículo hemos adoptado la metodología de la investigación-acción para discutir los conceptos como memoria sonora y patrimonio. Analizamos las prácticas de un proyecto de extensión, enseñanza e investigación que defiende el sonido de las ciudades como protagonista de la memoria y la identidad locales, presentando experiencias de cuatro ciudades brasileñas: Caruaru, João Pessoa, Mariana y Ouro Preto, que integran el proyecto Memoria Sonora con otras seis ciudades brasileñas. Partimos del entendimiento de que el sonido forma parte del patrimonio cultural y de la identidad regional y que su registro garantiza no solo la permanencia de este bien inmaterial, sino también su imbricación con otras prácticas de consumo características de la sociedad contemporánea. Por lo tanto, abogamos por la creación de un espacio de acceso público, en plataformas digitales, que registre los sonidos de las ciudades para permitir la comprensión de la diversidad de las memorias sonoras de los sujetos, a menudo construidas inconscientemente en torno a sus múltiples procesos individuales e interacciones sociales.

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Biografía del autor/a

  • Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Sociologia (2013), mestra em Comunicação (2005) e especialista em História Contemporânea (2001) pela UFPE. Graduada em Jornalismo (1991/Unicap) e Publicidade e Propaganda (1991/UFPE). Professora Adjunta do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Inovação Social da UFPE e do grupo de pesquisa Observatório da Vida Agreste. Pesquisa redes e tecnologias sociais, mídias sonoras, mídias digitais, educação popular, política e cultura participativa. É autora do livro “O repórter-amador: uma análise das disposições sociais motivadoras das práticas jornalísticas do cidadão comum” (2015) e uma das organizadoras dos livros “Projeto Conexões: os impactos das novas mídias na comunicação”, volumes 1 (2017) e 2 (2018).

  • Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio pós-doutoral na Universidad de Extremadura (Espanha). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bolsista Produtividade em Pesquisa Pq-2 (CNPq). Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor/UFOP) e o projeto de extensão interinstitucional Memória Sonora. Coordena o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom e preside o Conselho Diretor da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA). É autora de Novo rádio, velhas narrativas (2022) e Radiojornalismo Hipermidiático (2010).

  • Norma Meireles, Universidade Federal da Paraíba

    Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Jornalismo Audiovisual Expandido (JAE/UFPB) e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor/UFOP). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Integra o Conselho Diretor da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA). Foi Diretora Regional Nordeste da Intercom. Pesquisa rádio, radialismo, radiojornalismo, educação superior, meio ambiente e gênero.

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Publicado

2023-11-23

Número

Sección

DOSSIÊ

Cómo citar

Memorias sonoras: desplazamientos de la vida diaria en Minas Gerais, Paraíba y Pernambuco. (2023). Novos Olhares, 12(2), 77-89. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.217111