Masculino Plural e Comunicação Publicitária: A Dinâmica Atualização da Masculinidade Hegemônica

Autores

  • Filipe Bordinhão dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Universidade Positivo
  • Danilo Postinguel Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.107639

Palavras-chave:

Comunicação Publicitária, Imagem, Masculinidade, Representação

Resumo

A partir da pluralidade de representações imagéticas masculinas contemporaneamente na comunicação publicitária, problematizamos a emersão, no plano massivo, de masculinidades marginalizadas e a harmonização com a imagem de masculino, ainda hoje circulante no discurso publicitário (hegemônico). Para isso, nos valemos de bibliografias que discutem o processo de constituição de masculinidades e do papel da publicidade, articulada com as demandas da sociedade, para assim atualizar e repensar alguns valores cristalizados no contexto sociocultural. Os anúncios coletados para esse estudo sinalizam para a necessidade da publicidade criar espaços imagéticos de sociabilidade dessas representações, como também, aumentar a sua circulação. Afinal, partimos da proposta de sermos indivíduos que nos constituímos e entendemos a nossa realidade por meio das imagens.

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Biografia do Autor

  • Filipe Bordinhão dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Universidade Positivo

    Professor do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo. Doutorando e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Usos Sociais da Mídia. Professor do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo. E-mail: filipebordinhao@hotmail.com.

  • Danilo Postinguel, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP
    Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo PPGCOM–ESPM-SP, vinculado ao Grupo de Pesquisa JUVENÁLIA – Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo. Professor dos cursos de Comunicação Social do FIAMFAAM Centro Universitário. E-mail: d.postinguel@gmail.com.

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Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Santos, F. B. dos, & Postinguel, D. (2016). Masculino Plural e Comunicação Publicitária: A Dinâmica Atualização da Masculinidade Hegemônica. Novos Olhares, 5(1), 79-89. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.107639