“A indústria é cultural”

contribuições de John T. Caldwell para a pesquisa em comunicação

Autores

  • Marcelo Oliveira Lima Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.149048

Palavras-chave:

John T. Caldwell, Indústrias de mídia, Textos de mídia, Comunicação, Televisão

Resumo

Buscamos compreender a abordagem metodológica e teórica do pesquisador de cinema e televisão John T. Caldwell, preocupado com as transformações das práticas culturais e intelectuais na indústria da mídia norte-americana nas últimas décadas. Debatemos a proposta do autor a partir de uma “análise integrada” dos fenômenos de comunicação e uma perspectiva multidisciplinar que une economia política, sociologia, antropologia, estética, narrativa e estudos culturais. Exploramos suas discussões sobre conceitos clássicos, como “indústrias de mídia” e “textos de mídia”, além da sua problematização sobrea a interface entre pesquisa científica e indústrias culturais. O autor sugere mais rigor por parte dos pesquisadores de comunicação para evitar que seus trabalhos sejam cooptados pelas indústrias de mídia, cada vez mais preocupadas em comoditizar as teorizações feitas sobre as práticas industriais.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Oliveira Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Roteirista, doutorando do Programa de Pesquisa em Cultura e Comunicação Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do grupo de pesquisa A-TEVÊ.

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Publicado

2018-12-10

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Lima, M. O. (2018). “A indústria é cultural”: contribuições de John T. Caldwell para a pesquisa em comunicação. Novos Olhares, 7(2), 78-89. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.149048