O papel do Twitter no agendamento jornalístico em mídia regional no Paraná

Autores

  • Vanessa Cristina de Abreu Torres Hrenechen Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Sérgio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.149140

Palavras-chave:

Teoria da agenda, Valor-notícia, Agenda-setting, Twitter

Resumo

Este artigo discute os pressupostos da teoria do agendamento, ou agenda-setting, e busca compreender em que aspectos a rede social Twitter consegue agendar o jornal on-line Gazeta do Povo. Em seguida, o texto procura identificar os parâmetros de relevância empregados pelo jornalista ao utilizar os posts feitos no Twitter, destacando os principais valores-notícia em cada matéria. O recorte do estudo compreende o material empírico encontrado na home da Gazeta do Povo de 1º de junho de 2017 – momento em que o jornal passou a circular exclusivamente em suas plataformas digitais – ao dia 1º de agosto de 2017, compreendendo um período total de dois meses.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Cristina de Abreu Torres Hrenechen, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    Mestranda e graduada em Jornalismo pela UEPG.

  • Sérgio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor de Comunicação/Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Referências

AMARAL, M. F. Os (des)caminhos da notícia rumo ao entretenimento. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, ano 5, n. 1, 1. p. 63-73, sem. 2008. Disponível em: <https://bit.ly/2yKUr3k>. Acesso em: 8 out. 2018.

CABRAL, A. L. T.; LIMA N. V. Argumentação e polêmica nas redes sociais: o papel de violência verbal. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 42, n. 73, p. 86-97, jan.-abr. 2017.

FORMIGA, F. O. N. A evolução da hipótese de agenda-setting. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

FRANCISCATO, C. E. Limites teóricos e metodológicos nos estudos sobre a noticiabilidade. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 11., 2002, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Compós, 2002. Disponível em: <https://bit.ly/2yLICXf> Acesso em: 12 out. 2018.

GUERRA, L. J. Uma discussão sobre o conceito de valor-notícia. In: SILVA, G.; SILVA, M. P.; FERNANDES, M. L. (Orgs.). Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014. p. 39-49.

LIPPMANN, W. Opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2008.

LOPES, G. C. As redes sociais e os novos fluxos de agendamento: uma análise da cobertura da Al Jazeera sobre a Primavera Árabe. Palavra Clave, Chia, v.16, n. 3, p. 789-811, dez. 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2PmhPId>. Acesso em: 8 out. 2018.

MAGALHÃES, D. C. Agenda-setting e internet: tendências e perspectivas de pesquisa. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: <https://bit.ly/2ILr0iL>. Acesso em: 8 out. 2018.

MCCOMBS, M. A teoria da agenda: a mídia e a opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2009.

OLIVEIRA, F. Brasil tem o 3º maior crescimento do Twitter em número de usuários. Folha de S.Paulo, São Paulo, 23 fev, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2mCwK5I>. Acesso em: 8 out. 2018.

SANTOS, N. Agendamento e Twitter: um estudo exploratório. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E SOCIABILIDADE, 1. 2011, Salvador. Anais… Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2011. Disponível em: <https://bit.ly/2C3u9ZO>. Acesso em: 8 out. 2018.

SILVA, G. Para pensar critérios de noticiabilidade. Estudos de Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 95-107, 2005.

WANG, A. B. Homem passa mal em Comic Con, mas “O Incrível Hulk” o salva. Gazeta do Povo, Curitiba, 27 jun. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2y8R0QZ>. Acesso Em: 8 out. 2018.

WOLF, M. Teorias da comunicação. 2. ed. Lisboa: Presença, 1992.

ZAGO, G. S.; BATISTA, J. C. Ativismo e agendamento nos trending topics do Twitter: o caso Wikileaks. Contemporânea, Salvador, v. 9, n. 2, p. 246-259, ago. 2011.

ZIPPERER, R. S. Gazeta investe em plataformas digitais e encerra edição impressa diária. Gazeta do Povo, Curitiba, 23 maio 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2IJNpgk>. Acesso em: 8 out. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Hrenechen, V. C. de A. T., & Gadini, S. L. (2018). O papel do Twitter no agendamento jornalístico em mídia regional no Paraná. Novos Olhares, 7(2), 64-77. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.149140