Imaginação artificial e neobarroco

Autores

  • Josep Maria Català Domènech Universitat Autònoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205383

Palavras-chave:

Neobarroco, Inteligência artificial, Imaginação artificial, Pós-humanismo, Complexidade visual

Resumo

Quando Calabrese cunhou o conceito de neobarroco, não imaginava que a tendência barroca da visualidade contemporânea levaria ao pós-humanismo. Além da Inteligência Artificial, surge agora a possibilidade de uma Imaginação Artificial, impulsionada por novos dispositivos que geram imagens a partir de textos. Assim, atualiza-se a relação entre texto e imagem que o barroco estabeleceu por meio de imagens emblemáticas, o que nos leva a perguntar se, como afirma Braidotti, um conhecimento pós-humano humanamente complexo é viável, e quais os meios para alcançá-lo.

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Biografia do Autor

  • Josep Maria Català Domènech, Universitat Autònoma de Barcelona

    Professor Emérito da Universidade Autónoma de Barcelona. Doutor em Ciências da Comunicação pela UAB. Licenciado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Barcelona. Master of Arts in Film Theory pela San Francisco State University. Prêmio de ensaio Fundesco. Prêmio de ensaio do XXVII Concurso Literário da cidade de Irún. Prêmio da Associação Espanhola de Historiadores de Cinema. É autor de vários livros sobre estudos visuais, cinema e documentários, entre eles " Posta em imagens", "Estética do ensaio", A imagem interface", "O murmúrio das imagens" "Viagem ao centro das imagens" , " Pós-documentário. A condição imaginária do cinema documentário” e “Anatomia do real. Imagem, signo e pensamento”. Foi reitor da Faculdade de Ciências da Comunicação da UAB e diretor académico do Mestrado em Documentário Criativo da mesma universidade.

Referências

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Robbins, J. (2007). Arts of perception: the epistemological mentality of the Spanish baroque, 1580-1720. Routledge.

Publicado

2023-02-11

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Domènech, J. M. C. (2023). Imaginação artificial e neobarroco. Novos Olhares, 11(2), 78-85. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205383