Narrativas de vida de empreendedores em podcasts: comunicação, cultura da inspiração e o capitalismo como religião
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.217112Palavras-chave:
Narrativa, cultura empreendedora, inspiração, capitalismo como religião, podcastingResumo
Este artigo trata dos processos comunicacionais que constituem e publicizam a cultura empreendedora. Estudamos as narrativas de vida de empreendedores de alto impacto presentes na série de podcasts do Endeavor Day1, um evento associado à chamada cultura da inspiração. Nosso objetivo principal é analisar como as palestras inspiracionais dos empreendedores representam a dimensão comunicacional do capitalismo como religião, combinando aspectos teológicos, motivacionais e racionalizantes aplicados à vida como um todo. Entre os principais resultados, compreendemos que essa produção “inspiradora” se associa ao projeto de sociedade baseado na imagem do empreendedor como modelo, como tipo ideal. A metodologia do estudo é baseada na análise do discurso neoliberal proposta por Guilbert.
Downloads
Referências
Angenot, M. (2010). El discurso social: los limites históricos de lo pensable y lo decible. Siglo XXI.
Arfuch, L. (2010). O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. EdUERJ.
Assmann, H., & Hinkelammert, F. J. (1989). A idolatria do mercado: ensaio sobre economia e teologia. Vozes.
Benjamin, W. (2011) [1921]. O capitalismo como religião (J. M. M. Araújo, Trans.). Revista Garrafa, 9(25). https://bit.ly/3xppvoj
Boltanski, L., & Chiapello, È. (2009). O novo espírito do capitalismo. WMF Martins Fontes.
Bourdieu, P. (2005). O campo econômico. Revista Política & Sociedade, 4(6), 15-57. https://doi.org/10.5007/%25x
Brockmeier, J., & Harré, R. (2003). Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(3), 525-535. https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000300011
Buonanno, M. (2011). Histórias de vida exemplares. Biografias. MATRIZes, 5(1), 63-84. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i1p63-84
Casaqui, V. (2019). Aspectos pedagógicos e teológicos do empreendedorismo: profanações do “Livro da Vida”. (2019). RuMoRes, 13(25), 127-146. https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.155502
Casaqui, V. (2017). Abordagem crítica da cultura da inspiração: produção de narrativas e o ideário da sociedade empreendedora. E-Compós, 20(2). https://doi.org/10.30962/ec.1355
Dardot, P., & Laval, C. (2016). A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Boitempo.
Del Picchia, M. (2023). O voo Menotti del Picchia. Poetisarte. https://bit.ly/3VCvtu9
Ehrenberg, A. (2010). O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Ideias e Letras.
Endeavor. (2020, set 3). Ouça o podcast Day1. https://bit.ly/4cvGIer
Foucault, M. (2008). Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège France (1977-1978). Martins Fontes.
Gallo, C. (2014). TED: falar, convencer, emocionar: como se apresentar para grandes plateias. Saraiva.
Guilbert, T. (2020). As evidências do discurso neoliberal na mídia. Editora Unicamp.
Illouz, E. (2011). O amor nos tempos do capitalismo. Zahar.
Llinares, D., Fox, N., & Berry, R. (Eds.). (2018). Podcasting: new aural cultures and digital media. Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-319-90056-8
Marín-Díaz, D. L. (2012). Autoajuda e educação: uma genealogia das antropotécnicas contemporâneas [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório institucional da UFRGS. http://hdl.handle.net/10183/63171
Rossi-Landi, F. (1985). A linguagem como trabalho e como mercado: uma teoria da produção e da alienação linguísticas. DIFEL.
Sennett, R. (2007). A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Record.
Weber, M. (2004) [1905]. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. Cia. das Letras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vander Casaqui
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento Bolsa de Produtividade em Pesquisa;Processo n. 311816/2022-3