Reverberações de um Programa de Educação Conjugal:

A Percepção dos Moderadores

Autores

  • Angélica Paula Neumann Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Adriana Wagner Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-432727s1201712

Palavras-chave:

relações conjugais, conflito conjugal, promoção de saúde, intervenção psicossocial

Resumo

Este estudo tem como objetivo conhecer a percepção dos profissionais que coordenaram o programa de educação conjugal Viver a dois: Compartilhando este desafio acerca da sua reverberação nos casais participantes. Foram realizadas entrevistas em grupo com dez equipes de profissionais que conduziram as oficinas do programa Viver a dois, totalizando 28 participantes. Os dados foram analisados por meio de Análise Temática no software NVivo. Os temas identificados demonstram que os casais apresentam tanto reações de receptividade à proposta quanto de relutância a determinadas atividades. Evidencia-se a importância da relação estabelecida entre os casais do grupo, pois esta gera refexão e aprendizado. Percebe-se que atividades de educação conjugal têm o poder de ampliar as perspectivas sobre a vida a dois, bem como a proximidade entre os casais e a melhora nas estratégias de resolução de seus conflitos.

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Publicado

2018-10-18

Edição

Seção

Investigación Cualitativa em Psicología

Como Citar

Neumann, A. P., & Wagner, A. (2018). Reverberações de um Programa de Educação Conjugal:: A Percepção dos Moderadores. Paidéia (Ribeirão Preto), 27(Suppl. 1), 466-474. https://doi.org/10.1590/1982-432727s1201712