Escolarização de Alunos com Deficiência Intelectual

Perspectivas da Família e Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2925

Palavras-chave:

inclusão escolar, educação especial, deficiência intelectual, transferência escolar

Resumo

Políticas educacionais voltadas à inclusão escolar têm levado ao aumento de matrículas de alunos público alvo da educação especial (PAEE) na escola comum e como resultado observa-se aumento de transferências das instituições especializadas para escolas comuns. O estudo analisou as perspectivas de profissionais da escola e familiares sobre as transferências escolares de alunos com deficiência intelectual (DI). Participaram seis familiares e dez profissionais da escola. Todos responderam a uma entrevista semiestruturada, cuja análise permitiu identificar cinco eixos temáticos: formação do professor, despreparo e falta de informação; falta de suportes; ausência de preparo para a transferência; expectativas quanto ao aluno com DI em relação às características comportamentais, aprendizagem e desempenho. Os resultados ratificam dados presentes em pesquisas sobre a implementação da educação especial em ambientes inclusivos, sinalizando que concepções dos professores, gestores e familiares frente à inclusão dependem da severidade da deficiência do aluno, das habilidades e atitudes dos profissionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-09-30

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Maturana, A. P. P. M., Mendes, E. G., & Capellini, V. L. M. F. (2019). Escolarização de Alunos com Deficiência Intelectual: Perspectivas da Família e Escola. Paidéia (Ribeirão Preto), 29, e2925. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2925