Teacher behavior checklist: evidências psicométricas na avaliação docente por estudantes universitários brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3025

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho do professor, Ensino superior, Psicometria

Resumo

Avaliações de desempenho auxiliam professores universitários a aperfeiçoar o ensino, especialmente quando baseadas em critérios internacionalmente reconhecidos. O objetivo deste estudo foi realizar uma adaptação transcultural do Teacher Behavior Checklist (TBC) para que discentes brasileiros avaliem seus professores (Estudo 1) e investigar suas evidências psicométricas (Estudo 2). No Estudo 1 as evidências foram favoráveis ao uso do TBC para a avaliação docente pelo discente. No Estudo 2, participaram 714 estudantes de universidade pública (Média de idade = 24,3 anos; DP = 6,85), 57,2% mulheres. O TBC foi aplicado coletivamente em sala de aula. Os resultados corroboraram o modelo de dois fatores conforme a versão original do instrumento, demonstrando uma evidência de validade. Foram documentadas evidências de fidedignidade (alpha = 0,92; Teste-Reteste = 0,75). Este estudo apresentou instrumento adequado para a avaliação formativa docente e ampliou a inserção do Brasil na investigação internacional sobre ensino eficaz.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Henrique Oliveira Henklain, Universidade Federal de Roraima

    Universidade Federal de Roraima, Boa Vista-RR, Brazil

  • João dos Santos Carmo, Universidade Federal de São Carlos

    Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brazil

  • Verônica Bender Haydu, Universidade Estadual de Londrina

    Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, Brazil

  • Monalisa Muniz, Universidade Federal de São Carlos

    Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brazil

  • William Buskist, Auburn University

    Auburn University, Auburn-Alabama, USA

  • Jared Wayne Keeley, Virginia Commonwealth University

    Virginia Commonwealth University, Richmond-Virginia, USA

Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Henklain, M. H. O., Carmo, J. dos S., Haydu, V. B., Muniz, M., Buskist, W., & Keeley, J. W. (2020). Teacher behavior checklist: evidências psicométricas na avaliação docente por estudantes universitários brasileiros. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3025. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3025