Procrastinação acadêmica: relações com o suporte do ambiente e autoliderança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3038

Palavras-chave:

Apoio social, Procrastinação, Liderança

Resumo

Procrastinação é o comportamento relacionado aos atrasos voluntários nos inícios ou términos de tarefas e nas tomadas de decisão. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito mediacional das estratégias de autoliderança na relação entre procrastinação acadêmica e suporte do ambiente. Foi realizado um estudo correlacional de corte transversal que contou com a participação de 1.436 estudantes. Foram utilizados três instrumentos: Escala de Suporte à Aprendizagem, Academic Procrastination Scale - Short Form e Revised Self-Leadership Questionnaire. Os achados confirmaram as hipóteses ao demonstrarem que quanto mais eles utilizam estratégias de autoliderança menos eles procrastinam e menor é a influência do suporte ambiental. O modelo de mediação total foi confirmado. A pesquisa destaca-se pela compreensão da procrastinação e a influência do suporte do ambiente e da autoliderança. Sugere-se a realização de estudos longitudinais, que avaliem diferenças desses comportamentos entre grupos de estudantes, cursos, níveis de ensino superior ou turnos. 

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Biografia do Autor

  • Tais Guedes de Melo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO, Brazil

  • Helenides Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO, Brazil

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Melo, T. G. de, & Mendonça, H. (2020). Procrastinação acadêmica: relações com o suporte do ambiente e autoliderança. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3038. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3038