A função comunicativa do apontar e a aquisição do vocabulário expressivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3117

Palavras-chave:

Gestos, Desenvolvimento da linguagem, Vocabulário, Comunicação pré-verbal

Resumo

Há evidência de forte associação entre o gesto de apontar e a aquisição inicial do vocabulário. Este estudo teve por objetivo examinar em que medida essa associação é moderada pela função comunicativa do gesto de apontar. Participaram do estudo 35 crianças.

O uso do gesto de apontar e o vocabulário expressivo foram avaliados aos 13 e 18 meses através das Escalas de Comunicação Social Inicial e do Inventário MacArthur-Bates de Desenvolvimento Comunicativo, respectivamente. Análises de regressão linear múltipla mostraram que variações na frequência do apontar declarativo aos 13 meses contribuíram significativamente para variações no vocabulário aos 13 e 18 meses, independentemente de diferenças na educação materna. Por outro lado, variações na frequência do apontar imperativo não se correlacionaram, concorrentemente ou longitudinalmente, com variações no vocabulário das crianças. Esses resultados sugerem que a relação entre o apontar e a aquisição do vocabulário é moderada pela função comunicativa do gesto de apontar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Prieto Bruckner, Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais

    Professor at Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brazil.

  • Eliene Novais Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Master’s degree from the Graduate Program in Psicologia: Cognição e Comportamento of the Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brazil.

  • Cláudia Cardoso-Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor of the Graduate Program in Psicologia: Cognição e Comportamento of the Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brazil.

Referências

Abel, A. D., Schuele, C. M., Arndt, K. B., Lee, M. W., & Blankenship, K. G. (2017). Another look at the influence of maternal education on preschoolers’ performance on two-norm-referenced measures. Communication Disorders Quarterly, 38(4), 231-241. doi:10.1177/1525740116679886

Bates, E., Benigni, L., Bretherton, I., Camaioni, L., & Volterra, V. (1979). Cognition and communication from nine to thirteen months: Correlational findings. In The emergence of symbols: Cognition and communication in infancy (pp. 69-140). New York, NY: Academic Press.

Becerra, A. M., & Mervis, C. B. (2019). Age at onset of declarative gestures and 24-month expressive vocabulary predict later language and intellectual abilities in young children with Williams Syndrome. Frontiers in Psychology, 10, 2648. doi:10.3389/fpsyg.2019.02648

Bohn, M., Zimmermann, L., Call, J., & Tomasello, M. (2018). The social-cognitive basis of infants’ reference to absent entities. Cognition, 177, 41-48. doi:10.1016/j.cognition.2018.03.024

Butterworth, G. (2003). Pointing is the royal road to language for babies. In S. Kita (Ed.), Pointing: Where language, culture, and cognition meet (pp. 9-34). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.

Colonnesi, C., Stams, G. J. J. M., Koster, I., & Noom, M. J. (2010). The relation between pointing and language development: A meta-analysis. Developmental Review, 30(4), 352-366. doi:10.1016/j.dr.2010.10.001

Dimitrova, N., Özçalışkan, Ş., & Adamson, L. B. (2016). Parents’ translations of child gesture facilitate word learning in children with autism, Down syndrome and typical development. Journal of Autism and Developmental Disorders, 46(1), 221-231. doi:10.1007/s10803-015-2566-7

Donnellan, E., Bannard, C., McGillion, M. L., Slocombe, K. E., & Matthews, D. (2020). Infants’ intentionally communicative vocalizations elicit responses from caregivers and are the best predictors of the transition to language: A longitudinal investigation of infants’ vocalizations, gestures and word production. Developmental Science, 23(1), e12843. doi:10.1111/desc.12843

Fenson, L., Dale, P. S., Reznick, J. S., Thal, D., Bates, E., Hartung, J. P., … Reilly, J. S. (1993). The MacArthur-Bates communicative development inventories: User’s guide and technical manual. Baltimore, MD: Singular.

Field, A. (2009). Descobrindo a estatística usando o SPSS [Discovering statistics using SPSS] (L. Viali, Trans., 2nd ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.

Goldin-Meadow, S. (2015). Gesture and cognitive development. In R. M. Lerner (Ed.), Handbook of child psychology and developmental science: Vol. 2. Cognitive processes (7th ed., pp. 339-380). Hoboken, NJ: Wiley.

Harbison, A. L., McDaniel, J., & Yoder, P. J. (2017). The association of imperative and declarative intentional communication with language in young children with autism spectrum disorder: A meta-analysis. Research in Autism Spectrum Disorders, 36, 21-34. doi:10.1016/j.rasd.2017.01.003

Kuhn, L. J., Willoughby, M. T., Wilbourn, M. P., Vernon-Feagans, L., & Blair, C. B. (2014). Early communicative gestures prospectively predict language development and executive function in early childhood. Child Development, 85(5), 1898-1914. doi:10.1111/cdev.12249

Lucca, K., & Wilbourn, M. P. (2018). Communicating to learn: Infants’ pointing gestures result in optimal learning. Child Development, 89(3), 941-960. doi:10.1111/cdev.12707

Lüke, C., Grimminger, A., Rohlfing, K. J., Liszkowski, U., & Ritterfeld, U. (2017). In infants’ hands: Identification of preverbal infants at risk for primary language delay. Child Development, 88(2), 484-492. doi:10.1111/cdev.12610

Lüke, C., Leinweber, J., & Ritterfeld, U. (2019). Walking, pointing, talking-the predictive value of early walking and pointing behavior for later language skills. Journal of Child Language, 46(6), 1228-1237. doi:10.1017/S0305000919000394

Lüke, C., Ritterfeld, U., Grimminger, A., Liszkowski, U., & Rohlfing, K. J. (2017). Development of pointing gestures in children with typical and delayed language acquisition. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 60(11), 3185-3197. doi:10.1044/2017_JSLHR-L-16-0129

Manwaring, S. S., Swineford, L., Mead, D. L., Yeh, C.-C., Zhang, Y., & Thurm, A. (2019). The gesture–language association over time in toddlers with and without language delays. Autism & Developmental Language Impairments, 4, 1-15. doi:10.1177/2396941519845545

Mundy, P., Delgado, C., Block, J., Venezia, M., Hogan, A., & Seibert, J. (2003). Manual for Early Social Communication Scales (ESCS). Retrieved from https://education.ucdavis.edu/sites/main/files/file-attachments/escs_manual_2003_2013. pdf

Olson, J., & Masur, E. F. (2013). Mothers respond differently to infants’ gestural versus nongestural communicative bids. First Language, 33(4), 372-387. doi:10.1177/0142723713493346

Özçalişkan, S., Adamson, L. B., & Dimitrova, N. (2016). Early deictic but not other gestures predict later vocabulary in both typical development and autism. Autism, 20(6), 754-763. doi:10.1177/1362361315605921

Rowe, M. L. (2008). Child-directed speech: Relation to socioeconomic status, knowledge of child development and child vocabulary skill. Journal of Child Language, 35(1), 185-205. doi:10.1017/S0305000907008343

Rowe, M. L., & Goldin-Meadow, S. (2009). Differences in early gesture explain SES disparities in child vocabulary size at school entry. Science, 323(5916), 951-953. doi:10.1126/science.1167025

Salo, V. C., Rowe, M. L., & Reeb-Sutherland, B. C. (2018). Exploring infant gesture and joint attention as related constructs and as predictors of later language. Infancy, 23(3), 432-452. doi:10.1111/infa.12229

Silva, C. T. S. (2006). Considerações em torno da adaptação do protocolo Palavras e Gestos do Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo [Considerations about the MacArthur Communicative Development Inventory Words and Gestures protocol adaptation]. Inventário, 5, 1-19. http://www.inventario.ufba.br/05/pdf/csilva.pdf

Tomasello, M., Carpenter, M., & Liszkowski, U. (2007). A new look at infant pointing. Child Development, 78(3), 705-722. doi:10.1111/j.1467-8624.2007.01025.x

van der Goot, M. H., Tomasello, M., & Liszkowski, U. (2014). Differences in the nonverbal requests of great apes and human infants. Child Development, 85(2), 444-455. doi:10.1111/cdev.12141

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento

Como Citar

Bruckner, J. P., Costa, E. N., & Cardoso-Martins, C. (2021). A função comunicativa do apontar e a aquisição do vocabulário expressivo. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3117. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3117