A função comunicativa do apontar e a aquisição do vocabulário expressivo
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3117Palavras-chave:
Gestos, Desenvolvimento da linguagem, Vocabulário, Comunicação pré-verbalResumo
Há evidência de forte associação entre o gesto de apontar e a aquisição inicial do vocabulário. Este estudo teve por objetivo examinar em que medida essa associação é moderada pela função comunicativa do gesto de apontar. Participaram do estudo 35 crianças.
O uso do gesto de apontar e o vocabulário expressivo foram avaliados aos 13 e 18 meses através das Escalas de Comunicação Social Inicial e do Inventário MacArthur-Bates de Desenvolvimento Comunicativo, respectivamente. Análises de regressão linear múltipla mostraram que variações na frequência do apontar declarativo aos 13 meses contribuíram significativamente para variações no vocabulário aos 13 e 18 meses, independentemente de diferenças na educação materna. Por outro lado, variações na frequência do apontar imperativo não se correlacionaram, concorrentemente ou longitudinalmente, com variações no vocabulário das crianças. Esses resultados sugerem que a relação entre o apontar e a aquisição do vocabulário é moderada pela função comunicativa do gesto de apontar.
Downloads
Referências
Abel, A. D., Schuele, C. M., Arndt, K. B., Lee, M. W., & Blankenship, K. G. (2017). Another look at the influence of maternal education on preschoolers’ performance on two-norm-referenced measures. Communication Disorders Quarterly, 38(4), 231-241. doi:10.1177/1525740116679886
Bates, E., Benigni, L., Bretherton, I., Camaioni, L., & Volterra, V. (1979). Cognition and communication from nine to thirteen months: Correlational findings. In The emergence of symbols: Cognition and communication in infancy (pp. 69-140). New York, NY: Academic Press.
Becerra, A. M., & Mervis, C. B. (2019). Age at onset of declarative gestures and 24-month expressive vocabulary predict later language and intellectual abilities in young children with Williams Syndrome. Frontiers in Psychology, 10, 2648. doi:10.3389/fpsyg.2019.02648
Bohn, M., Zimmermann, L., Call, J., & Tomasello, M. (2018). The social-cognitive basis of infants’ reference to absent entities. Cognition, 177, 41-48. doi:10.1016/j.cognition.2018.03.024
Butterworth, G. (2003). Pointing is the royal road to language for babies. In S. Kita (Ed.), Pointing: Where language, culture, and cognition meet (pp. 9-34). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Colonnesi, C., Stams, G. J. J. M., Koster, I., & Noom, M. J. (2010). The relation between pointing and language development: A meta-analysis. Developmental Review, 30(4), 352-366. doi:10.1016/j.dr.2010.10.001
Dimitrova, N., Özçalışkan, Ş., & Adamson, L. B. (2016). Parents’ translations of child gesture facilitate word learning in children with autism, Down syndrome and typical development. Journal of Autism and Developmental Disorders, 46(1), 221-231. doi:10.1007/s10803-015-2566-7
Donnellan, E., Bannard, C., McGillion, M. L., Slocombe, K. E., & Matthews, D. (2020). Infants’ intentionally communicative vocalizations elicit responses from caregivers and are the best predictors of the transition to language: A longitudinal investigation of infants’ vocalizations, gestures and word production. Developmental Science, 23(1), e12843. doi:10.1111/desc.12843
Fenson, L., Dale, P. S., Reznick, J. S., Thal, D., Bates, E., Hartung, J. P., … Reilly, J. S. (1993). The MacArthur-Bates communicative development inventories: User’s guide and technical manual. Baltimore, MD: Singular.
Field, A. (2009). Descobrindo a estatística usando o SPSS [Discovering statistics using SPSS] (L. Viali, Trans., 2nd ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.
Goldin-Meadow, S. (2015). Gesture and cognitive development. In R. M. Lerner (Ed.), Handbook of child psychology and developmental science: Vol. 2. Cognitive processes (7th ed., pp. 339-380). Hoboken, NJ: Wiley.
Harbison, A. L., McDaniel, J., & Yoder, P. J. (2017). The association of imperative and declarative intentional communication with language in young children with autism spectrum disorder: A meta-analysis. Research in Autism Spectrum Disorders, 36, 21-34. doi:10.1016/j.rasd.2017.01.003
Kuhn, L. J., Willoughby, M. T., Wilbourn, M. P., Vernon-Feagans, L., & Blair, C. B. (2014). Early communicative gestures prospectively predict language development and executive function in early childhood. Child Development, 85(5), 1898-1914. doi:10.1111/cdev.12249
Lucca, K., & Wilbourn, M. P. (2018). Communicating to learn: Infants’ pointing gestures result in optimal learning. Child Development, 89(3), 941-960. doi:10.1111/cdev.12707
Lüke, C., Grimminger, A., Rohlfing, K. J., Liszkowski, U., & Ritterfeld, U. (2017). In infants’ hands: Identification of preverbal infants at risk for primary language delay. Child Development, 88(2), 484-492. doi:10.1111/cdev.12610
Lüke, C., Leinweber, J., & Ritterfeld, U. (2019). Walking, pointing, talking-the predictive value of early walking and pointing behavior for later language skills. Journal of Child Language, 46(6), 1228-1237. doi:10.1017/S0305000919000394
Lüke, C., Ritterfeld, U., Grimminger, A., Liszkowski, U., & Rohlfing, K. J. (2017). Development of pointing gestures in children with typical and delayed language acquisition. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 60(11), 3185-3197. doi:10.1044/2017_JSLHR-L-16-0129
Manwaring, S. S., Swineford, L., Mead, D. L., Yeh, C.-C., Zhang, Y., & Thurm, A. (2019). The gesture–language association over time in toddlers with and without language delays. Autism & Developmental Language Impairments, 4, 1-15. doi:10.1177/2396941519845545
Mundy, P., Delgado, C., Block, J., Venezia, M., Hogan, A., & Seibert, J. (2003). Manual for Early Social Communication Scales (ESCS). Retrieved from https://education.ucdavis.edu/sites/main/files/file-attachments/escs_manual_2003_2013. pdf
Olson, J., & Masur, E. F. (2013). Mothers respond differently to infants’ gestural versus nongestural communicative bids. First Language, 33(4), 372-387. doi:10.1177/0142723713493346
Özçalişkan, S., Adamson, L. B., & Dimitrova, N. (2016). Early deictic but not other gestures predict later vocabulary in both typical development and autism. Autism, 20(6), 754-763. doi:10.1177/1362361315605921
Rowe, M. L. (2008). Child-directed speech: Relation to socioeconomic status, knowledge of child development and child vocabulary skill. Journal of Child Language, 35(1), 185-205. doi:10.1017/S0305000907008343
Rowe, M. L., & Goldin-Meadow, S. (2009). Differences in early gesture explain SES disparities in child vocabulary size at school entry. Science, 323(5916), 951-953. doi:10.1126/science.1167025
Salo, V. C., Rowe, M. L., & Reeb-Sutherland, B. C. (2018). Exploring infant gesture and joint attention as related constructs and as predictors of later language. Infancy, 23(3), 432-452. doi:10.1111/infa.12229
Silva, C. T. S. (2006). Considerações em torno da adaptação do protocolo Palavras e Gestos do Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo [Considerations about the MacArthur Communicative Development Inventory Words and Gestures protocol adaptation]. Inventário, 5, 1-19. http://www.inventario.ufba.br/05/pdf/csilva.pdf
Tomasello, M., Carpenter, M., & Liszkowski, U. (2007). A new look at infant pointing. Child Development, 78(3), 705-722. doi:10.1111/j.1467-8624.2007.01025.x
van der Goot, M. H., Tomasello, M., & Liszkowski, U. (2014). Differences in the nonverbal requests of great apes and human infants. Child Development, 85(2), 444-455. doi:10.1111/cdev.12141
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.