O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu

Autores

  • Viviane da Costa Universidade Estadual Paulista; FCL

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100003

Palavras-chave:

estratégias discursivas, habitus, campo educacional

Resumo

Este artigo faz uma análise do discurso educacional católico propagado na década de 1930. Para isso, são abordados os conceitos analíticos de Pierre Bourdieu, a saber, as noções de habitus, estratégia, campo e capital cultural. O objetivo é buscar elucidar as razões e os mecanismos discursivos que engendraram as falas dos intelectuais católicos a respeito da Escola Nova e das concepções filosófico-educacionais de John Dewey. Seguindo os esquemas analíticos de Bourdieu, o discurso em questão pode ser considerado como estratégia, mecanismo pelo qual buscavam conservar o habitus do professorado consoantes com os interesses do grupo.

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Publicado

2006-04-01

Edição

Seção

Pesquisas Teóricas

Como Citar

Costa, V. da. (2006). O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(33), 9-17. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100003