Motivação para aprender: relação com o desempenho de estudantes

Autores

  • Rita da Penha Campos Zenorini Universidade São Francisco
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco
  • Rebecca de Magalhães Monteiro Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200003

Palavras-chave:

motivação, rendimento escolar, avaliação educacional, estudantes de 2º grau

Resumo

O presente estudo objetivou comparar as orientações de metas de estudantes com alto e baixo desempenho e identificar diferenças relativas às variáveis sexo e tipo de escola. Participaram 110 estudantes dos três anos do ensino médio com idades variando entre 14 e 17 anos provenientes de escola particular e pública do interior de São Paulo. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprendizagem - EMAPRE. Os resultados apontaram os alunos indicados com alto desempenho como mais orientados à meta aprender e os com baixo desempenho como os mais orientados à meta performance-evitação. Na comparação entre metas e sexo, verificou-se que as meninas apresentaram pontuação média significativamente mais alta na meta aprender. Em relação ao tipo de escola, os alunos da escola pública apresentaram médias significativamente superiores na meta aprender. Esses achados corroboram outros da literatura e evidenciam a necessidade de novas pesquisas.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Zenorini, R. da P. C., Santos, A. A. A. dos, & Monteiro, R. de M. (2011). Motivação para aprender: relação com o desempenho de estudantes . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(49), 157-164. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200003