Autocontrole, Autogerenciamento e Empreendedorismo em Indústrias Criativas Brasileiras

Autores

  • Pedro F. Bendassolli Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jairo Eduardo Borges-Andrade Universidade de Brasília
  • Sonia Maria Guedes Gondim Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272663201604

Resumo

O empreendedorismo criativo ganhou importância nas últimas décadas com o surgimento das indústrias criativas. A definição de metas e a capacidade individual de autorregulação são apontadas como preditores de empreendedorismo. O objetivo deste estudo foi identificar características de validade de uma escala de autorregulação e testar a hipótese de haver diferenças de autorregulação em função de a pessoa ser ou não empreendedora, suas características pessoais e setor de atuação. Participaram 596 profissionais das indústrias criativas brasileiras. Eles responderam à Escala de Autocontrole e Autogerenciamento (SCMS), traduzida e adaptada para o português. Os dados foram submetidos a uma validação cruzada. Os resultados apontam para a consistência da estrutura tri-fatorial da escala. Empreendedores tenderam a médias mais altas no fator Autoavaliação do que não empreendedores. Setor de atividade, sexo e escolaridade apresentaram diferenças significativas no fator Automonitoramento.

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Publicado

2016-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bendassolli, P. F., Borges-Andrade, J. E., & Gondim, S. M. G. (2016). Autocontrole, Autogerenciamento e Empreendedorismo em Indústrias Criativas Brasileiras . Paidéia (Ribeirão Preto), 26(63), 25-33. https://doi.org/10.1590/1982-43272663201604