Adaptação Acadêmica Como Mediadora Entre Sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Autoeficácia Profissional

Autores

  • Clarissa Tochetto de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nelson Hauck-Filho Universidade São Francisco
  • Ana Cristina Garcia Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272665201607

Resumo

Pesquisas têm investigado aspectos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no contexto universitário, mas permanecem pouco exploradas as relações entre os sintomas de TDAH, as dimensões da adaptação acadêmica e a autoeficácia profissional dos estudantes. O objetivo desse estudo foi testar um modelo teórico em que dimensões da adaptação acadêmica medeiam a relação entre sintomas do TDAH e autoeficácia profissional. Participaram do estudo 509 estudantes universitários de duas universidades públicas brasileiras. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados por meio de um modelo de path analysis. Os sintomas do TDAH interferiram na autoeficácia profissional exclusivamente por meio de problemas de adaptação acadêmica. O aumento do bem-estar, da rede de apoio social, dos hábitos de estudo e dos sentimentos frente ao curso e à universidade dos estudantes pode reduzir as potenciais desvantagens na autoeficácia profissional causadas pelos sintomas do TDAH.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, C. T. de, Hauck-Filho, N., & Dias, A. C. G. (2016). Adaptação Acadêmica Como Mediadora Entre Sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Autoeficácia Profissional . Paidéia (Ribeirão Preto), 26(65), 283-289. https://doi.org/10.1590/1982-43272665201607