Estudo Multimodal da Interação Adulto-Criança: Uma Revisão de Suas Origens e Seu Status Atual

Autores

  • Soledad Carretero Pérez Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas
  • Silvia Ana Español Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272665201613

Resumo

O objetivo desta revisão é apresentar os antecedentes da investigação do movimento em interações adultos-bebês durante o primeiro ano de vida e relacioná-los sistematicamente com os trabalhos atuais na área. Foram encontrados 42 artigos que analisam o movimento interativo da díade no período de 1970-2015. Foram excluídos 12 estudos, incluindo apenas aqueles que estudaram o fenômeno no primeiro ano de vida do bebê. Os resultados revelaram que o movimento foi um tema central em estudos de interações iniciais mãe-bebê na década de 1970. Nas décadas de 1980 e 1990, seu estudo foi marginal e atualmente está ressurgindo na perspectiva do embodiment. Assim, são apresentados o quadro conceitual e os métodos de pesquisa utilizados no trabalho pioneiro, destacando-se os focos temáticos partilhados entre eles e a pesquisa atual. Deste modo, proporcionam-se chaves essenciais para o estudo atualizado de interações iniciais a partir de uma perspectiva multimodal.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Revisão Sistemática da Literatura

Como Citar

Pérez, S. C., & Español, S. A. (2016). Estudo Multimodal da Interação Adulto-Criança: Uma Revisão de Suas Origens e Seu Status Atual . Paidéia (Ribeirão Preto), 26(65), 377-385. https://doi.org/10.1590/1982-43272665201613