Docentes e Competência Midiática: Uma Experiência de Cidadania em Colômbia e Equador

Autores

  • Diana Rivera-Rogel Universidad Técnica Particular de Loja
  • Ligia I. Zuluaga-Arias Fundación Universitaria Luis Amigó
  • Nélida María Montoya Ramírez Fundación Universitaria Luis Amigó
  • Luis M Romero-Rodríguez Universidad de Huelva
  • Ignacio Aguaded Universidad de Huelva

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272766201710

Resumo

Em um mundo cada vez mais saturado e infoxicado, a literacia mediática emerge como uma necessidade de filtragem eficiente da vasta quantidade de informação que consumimos. A presente pesquisa tem como objetivo analisar qualitativamente o grau de competência midiática dos docentes colombianos (cidade de Medellín) e equatorianos (cidades de Loja e Zamora) através da aplicação de uma taxonomia adaptada do modelo de competências mediáticas, que é constituído por seis dimensões e 12 indicadores. A mostra analisada foi composta por 654 docentes de 81 instituições públicas e privadas. Foi aplicado um instrumento de levantamento de dados com a finalidade de determinar o nível de competência midiática dos docentes por cada dimensão. Os resultados obtidos expressam um grau baixo e mediano de competência mediática, o que evidencia a necessidade de intervenções prioritárias a partir de trabalhos locais, regionais e internacionais que mobilizem cooperação científica, acadêmica e política para melhorar o desempeno de um grupo que deveria liderar a formação geral da cidadania.

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Publicado

2017-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rivera-Rogel, D., Zuluaga-Arias, L. I., Ramírez, N. M. M., Romero-Rodríguez, L. M., & Aguaded, I. (2017). Docentes e Competência Midiática: Uma Experiência de Cidadania em Colômbia e Equador . Paidéia (Ribeirão Preto), 27(66), 80-89. https://doi.org/10.1590/1982-43272766201710