Parentalidade e Envolvimento Parental no Ensino Secundário: Grupos Focais com Pais de Adolescentes

Autores

  • Marisa Costa Universidade Lusíada
  • Luísa Faria Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272767201704

Palavras-chave:

parentalidade, envolvimento, relações pais-escola, grupos focais, adolescentes

Resumo

O papel dos pais no desenvolvimento dos adolescentes é amplamente descrito como sendo desafiante, em particular quanto ao seu envolvimento na educação escolar. Com o objetivo de analisar as perceções de pais de adolescentes sobre o papel parental, o envolvimento parental e a parceria família-escola no ensino secundário foram conduzidos dois grupos focais em duas escolas públicas. Os resultados, globalmente, indicam que o estabelecimento de regras, a monitorização e o apoio são funções parentais desafiantes e importantes no desenvolvimento dos adolescentes. O envolvimento parental altera-se durante a escolaridade e várias razões foram apontadas para as mudanças no ensino secundário: as exigências deste nível de escolaridade, a falta de tempo, a autonomização dos adolescentes e o estilo de comunicação dos professores. Quanto às relações família-escola, os pais partilharam experiências diferenciadas sobre a promoção e desenvolvimento desta parceria.

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Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Costa, M., & Faria, L. (2017). Parentalidade e Envolvimento Parental no Ensino Secundário: Grupos Focais com Pais de Adolescentes. Paidéia (Ribeirão Preto), 27(67), 28-36. https://doi.org/10.1590/1982-43272767201704