Sucesso na Carreira na Perspectiva de Recém-Formados
Implicações para Aconselhamento e Gestão
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e2913Palavras-chave:
sucesso profissional, recursos humanos, desenvolvimento profissionalResumo
Pesquisas qualitativas sobre sucesso na carreira têm sido recomendadas com o intuito de descrevê-lo na perspectiva de diferentes grupos de trabalhadores. Este estudo teve como objetivo explorar como recém-formados definem sucesso na carreira e, a partir das conceituações, apontar implicações para o aconselhamento e a gestão. A amostra incluiu nove recém-formados, de duas regiões do Brasil, subdivididos em dois grupos focais. As respostas foram analisadas por meio da análise do discurso. Os recém-formados descreveram o sucesso baseados em indicadores subjetivos (confiança no futuro, elaboração planos de carreira, construção da identidade profissional, adaptação ao trabalho e satisfação com a trajetória de carreira) e objetivos (conseguir trabalho na área de formação, independência financeira e reconhecimento social). As definições apresentadas reforçaram a natureza multidimensional do constructo e podem ser úteis para profissionais de orientação e gestores de pessoas planejarem suas intervenções, contribuindo para o sucesso dos recém-formados durante a transição para o trabalho.
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