Sucesso na Carreira na Perspectiva de Recém-Formados

Implicações para Aconselhamento e Gestão

Autores

  • Marina Cardoso de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Lucy Leal Melo-Silva Universidade de São Paulo
  • Maria do Céu Taveira Universidade do Minho
  • Flávia Leandra Jorge Postigo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2913

Palavras-chave:

sucesso profissional, recursos humanos, desenvolvimento profissional

Resumo

Pesquisas qualitativas sobre sucesso na carreira têm sido recomendadas com o intuito de descrevê-lo na perspectiva de diferentes grupos de trabalhadores. Este estudo teve como objetivo explorar como recém-formados definem sucesso na carreira e, a partir das conceituações, apontar implicações para o aconselhamento e a gestão. A amostra incluiu nove recém-formados, de duas regiões do Brasil, subdivididos em dois grupos focais. As respostas foram analisadas por meio da análise do discurso. Os recém-formados descreveram o sucesso baseados em indicadores subjetivos (confiança no futuro, elaboração planos de carreira, construção da identidade profissional, adaptação ao trabalho e satisfação com a trajetória de carreira) e objetivos (conseguir trabalho na área de formação, independência financeira e reconhecimento social). As definições apresentadas reforçaram a natureza multidimensional do constructo e podem ser úteis para profissionais de orientação e gestores de pessoas planejarem suas intervenções, contribuindo para o sucesso dos recém-formados durante a transição para o trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-05-23

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Oliveira, M. C. de, Melo-Silva, L. L., Taveira, M. do C., & Postigo, F. L. J. (2019). Sucesso na Carreira na Perspectiva de Recém-Formados: Implicações para Aconselhamento e Gestão. Paidéia (Ribeirão Preto), 29, e2913. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2913