A Percepção de Doadores de Sangue sobre as Campanhas de Incentivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2927

Palavras-chave:

sangue, doação de órgãos, motivação, propaganda, saúde pública

Resumo

A doação de sangue voluntária é a única forma de abastecimento do sistema hemoterápico no Brasil e depende da população. As campanhas indutoras são ferramentas para atrair doadores, mas parecem não estar influenciando o comportamento de doação. Este estudo objetivou investigar a percepção de doadores sobre as campanhas de incentivo à doação. Participaram seis doadores, número definido pela saturação do conteúdo. Os dados foram coletados por meio de questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada sobre as motivações para doar, percepção dos doadores das campanhas as quais foram expostos e suas experiências de doação. A análise temática foi utilizada para examinar os dados. Os participantes percebem uma falta de apelo emocional e pouca utilização de mídias sociais nas campanhas de incentivo à doação. Os resultados sugerem que as campanhas deveriam utilizar diferentes estratégias para atingir outros públicos, aumentar a presença nas mídias sociais e relacionar sentimentos positivos ao ato de doar.

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Publicado

2019-09-30

Edição

Seção

Psicologia da Saúde

Como Citar

Stephanou, A. T., & Moreira, M. C. (2019). A Percepção de Doadores de Sangue sobre as Campanhas de Incentivo. Paidéia (Ribeirão Preto), 29, e2927. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2927