Entre a Determinação e a Autonomia Curriculares

Efeitos da Avaliação Externa das Escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2922

Palavras-chave:

Educação, escolas, avaliação, currículo

Resumo

O artigo analisa a relação entre a Avaliação Externa das Escolas (AEE) – que ocorre em Portugal desde 2006 – e os processos de gestão curricular, com o objetivo de identificar efeitos desta avaliação nos modos de gestão do currículo que ocorrem nas escolas. Os dados foram recolhidos por 108 questionários, duas entrevistas e dois grupos focais, em dois agrupamentos de escolas portuguesas que correspondem a situações distintas: um agrupamento de escolas subiu nas classificações do primeiro para o segundo ciclo avaliativo (de 2006-2011/2012 para 2012-2015/2016) e o outro desceu. A análise dos dados permitiu constatar que a AEE teve um efeito moderado nas práticas curriculares dos agrupamentos de escolas estudados notando-se, no entanto, uma diferença: o agrupamento de escolas que subiu a classificação reconhece em mais aspetos e com mais clareza o efeito da AEE na reorganização das suas práticas curriculares.

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Publicado

2019-09-30

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Mouraz, A., Leite, C., & Fernandes, P. (2019). Entre a Determinação e a Autonomia Curriculares: Efeitos da Avaliação Externa das Escolas. Paidéia (Ribeirão Preto), 29, e2922. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2922