Intervenção em psicologia positiva para familiares de crianças hospitalizadas

Autores

  • Doralúcia Gil da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Claudia Hofheinz Giacomoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3036

Palavras-chave:

Psicologia positiva, Hospitalização, Família

Resumo

Intervenções em psicologia positiva podem beneficiar famílias com crianças hospitalizadas. Este estudo teve por objetivo avaliar uma intervenção piloto em psicologia positiva para familiares de crianças hospitalizadas com condições agudas de saúde. Foi realizado estudo quase experimental em que participaram 30 mães com média de idade 25,37 (DP = 7,3), a maior parte com Ensino Fundamental incompleto e casadas. A intervenção focal foi aplicada na modalidade individual e grupal e foi realizado grupo de comparação. Foi feita avaliação pré e pós teste por meio de instrumentos padronizados sobre bem-estar subjetivo, sintomas de depressão, ansiedade e estresse e modos de enfrentamento de problemas. Os dados apontaram que na intervenção em grupo aumentaram os níveis de afetos positivos e o enfrentamento com foco no problema em relação ao grupo de comparação. Da mesma forma, na intervenção individual houve aumento do enfrentamento com foco no problema em relação ao grupo de comparação.

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Biografia do Autor

  • Doralúcia Gil da Silva, Universidade Federal de Pelotas

    Hospital Escola UFPEL, Pelotas-RS, Brazil

  • Claudia Hofheinz Giacomoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brazil

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Psicologia da Saúde

Como Citar

Silva, D. G. da, & Giacomoni, C. H. (2020). Intervenção em psicologia positiva para familiares de crianças hospitalizadas. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3036. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3036