A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3119Palavras-chave:
Memória operacional, Matemática, Crianças, Rendimento escolarResumo
A memória de trabalho (MT) é um preditor da aprendizagem escolar. Este estudo teve por objetivo investigar o poder preditivo da memória de trabalho (MT) verbal e não verbal sobre o desempenho da aritmética. Participaram 126 crianças entre 6 e 11 anos. Os instrumentos foram: Teste de Desempenho Escolar, Matrizes Progressivas Colorida de Raven, Cubos de Corsi e Subteste Dígitos. Os resultados demonstraram correlações fortes e positivas do desempenho escolar com inteligência fluida r = 0,64 com MT verbal e com a MT não verbal, ambas com r = 0,51 (p < 0,001). Após regressão linear múltipla, verificou-se que o desempenho na MT visuoespacial foi um forte preditor para a aritmética, efeito não encontrado para a leitura. A regressão demonstrou que a MT explica 38% da variância para a aritmética. Conclui-se que a MT tem uma contribuição expressiva para o desempenho escolar, sendo mais específicas as contribuições do esboço visuoespacial para a aritmética.
Downloads
Referências
Alloway, T. P., & Alloway, R. G. (2010). Investigating the predictive roles of working memory and IQ in academic attainment. Journal of Experimental Child Psychology, 106(1), 20-29. doi:10.1016/j.jecp.2009.11.003
Angelini, A. L., Alves, I. C. B., Custódio, E. M., Duarte, W. F., & Duarte, J. L. M. (1999). Matrizes progressivas coloridas de RAVEN: Escala especial: Manual [Raven’s coloured progressive matrices: Special scale: Handbook]. São Paulo, SP: CETEPP.
Baddeley, A. D., & Hitch, G. (1974). Working memory. In G. H. Bower (Ed.), The psychology of learning and motivation: Advances in research and theory (Vol. 8, pp. 47-89). New York, NY: Academic Press.
Cragg, L., Richardson, S., Hubber, P. J., Keeble, S., & Gilmore, C. (2017). When is working memory important for arithmetic? The impact of strategy and age. PloS One, 12(12), e0188693. doi:10.1371/journal.pone.0188693
Dehaene, S. (1992). Varieties of numerical abilities. Cognition, 44(1-2), 1-42. doi:10.1016/0010-0277(92)90049-n
Dorneles, B. V. (2019). Mathematical learning and its difficulties in Latin-American countries. In A. Fritz, V. G. Haase, & P. Räsänen (Eds.), International handbook of mathematical learning difficulties: From the laboratory to the classroom (pp. 201-212). Cham, Switzerland: Springer.
Fenesi, B., Sana, F., Kim, J. A., & Shore, D. I. (2015). Reconceptualizing working memory in educational research. Educational Psychology Review, 27(2), 333-351. doi:10.1007/s10648-014-9286-y
Friso-van den Bos, I., van der Ven, S. H. G., Kroesbergen, E. H., & van Luit, J. E. H. (2013). Working memory and mathematics in primary school children: A meta-analysis. Educational Research Review, 10, 29-44. doi:10.1016/j.edurev.2013.05.003
Fritz, A., Haase, V. G., & Räsänen, P. (2019). International handbook of mathematical learning difficulties: From the laboratory to the classroom. Cham, Switzerland: Springer.
Fürst, A. J., & Hitch, G. J. (2000). Separate roles for executive and phonological components of working memory in mental arithmetic. Memory & Cognition, 28(5), 774-782. doi:10.3758/BF03198412
Gathercole, S. E., & Alloway, T. P. (2004). Working memory and the classroom learning. Dyslexia Review, 15(3), 4-9. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/254392644_Working_memory_and_classroom_learning
Geary, D. C. (2010). Mathematical disabilities: Reflections on cognitive, neuropsychological, and genetic components. Learning and Individual Differences, 20(2), 130-133. doi:10.1016/j.lindif.2009.10.008
Gerardi, K., Goette, L., & Meier, S. (2013). Numerical ability predicts mortgage default. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 110(28), 11267-11271. doi:10.1073/pnas.1220568110
Gonçalves, H. A., Viapiana, V. F., Sartori, M. S., Giacomoni, C. H., Stein, L. M., & Fonseca, R. P. (2017). Funções executivas predizem o processamento de habilidades básicas de leitura, escrita e matemática? [Executive functions predict the processing of basic reading, writing, and mathematics skills?]. Neuropsicologia Latinoamericana, 9(3), 42-54. Retrieved from https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/393
Haase, V. G., Júlio-Costa, A., Lopes-Silva, J. B., Starling-Alves, I., Antunes, A. M., Pinheiro-Chagas, P., & Wood, G. (2014). Contributions from specific and general factors to unique deficits: Two cases of mathematics learning difficulties. Frontiers in Psychology, 5, 102. doi:10.3389/fpsyg.2014.00102
Hitch, G. J., Towse, J. N., & Hutton, U. (2011). What limits children’s working memory span? Theoretical accounts and applications for scholastic development. Journal of Experimental Psychology: General, 130(2), 184-198. doi:10.1037//0096-3445.130.2.184
Holmes, J., Adams, J. W., & Hamilton, C. J. (2008). The relationship between visuospatial sketchpad capacity and children’s mathematical skills. European Journal of Cognitive Psychology, 20(2), 272-289. doi:10.1080/09541440701612702
Imbo, I., & LeFevre, J. (2010). The role of phonological and visual working memory in complex arithmetic for Chinese- and Canadian-educated adults. Memory & Cognition, 38(2), 176-185. doi:10.3758/MC.38.2.176
Kellogg, R. T., Turner, C. E., Whiteford, A. P., & Mertens, A. (2016). The role of working memory in planning and generating written sentences. Journal of Writing Research, 7(3), 397-416. doi:10.17239/jowr-2016.07.03.04
Layes, S., Lalonde, R., Bouakkaz, Y., & Rebai, M. (2018). Effectiveness of working memory training among children with dyscalculia: Evidence for transfer effects on mathematical achievement-a pilot study. Cognitive Processing, 19(3), 375-385. doi:10.1007/s10339-017-0853-2
Lopes-Silva, J. B., Moura, R., Júlio-Costa, A., Haase, V. G., & Wood, G. (2014). Phonemic awareness as a pathway to number transcoding. Frontiers in Psychology, 5, 13. doi:10.3389/fpsyg.2014.00013
Lopes Silva, J. B., Moura, R. J., Wood, G., & Haase, V. G. (2015). Processamento fonológico e desempenho em aritmética: Uma revisão da relevância para as dificuldades de aprendizagem [Phonological processing and mathematic performance: A review of the relevance to learning disabilities]. Temas em Psicologia, 23(1), 157-173. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2015000100012&lng=pt&tlng=pt
Mammarella, I. C., Caviola, S., Giofrè, D., & Szűcs, D. (2018). The underlying structure of visuospatial working memory in children with mathematical learning disability. The British Journal of Developmental Psychology, 36(2), 220-235. doi:10.1111/bjdp.12202
Menon, V. (2016). Working memory in children’s math learning and its disruption in dyscalculia. Current Opinion in Behavioral Sciences, 10, 125-132. doi:10.1016/j.cobeha.2016.05.014
Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Relatório Brasil no PISA 2018: Versão preliminar [Brazil Report at PISA 2018: Preliminary version]. Brasília, DF: INEP/MEC. Retrieved from https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf
Merkley, R., & Ansari, D. (2016). Why numerical symbols count in the development of mathematical skills: Evidence from brain and behavior. Current Opinion in Behavioral Sciences, 10, 14-20. doi:10.1016/j.cobeha.2016.04.006
Morosanova, V. I., Fomina, T. G., Kovas, Y., & Bogdanova, O. Y. (2016). Cognitive and regulatory characteristics and mathematical performance in high school students. Personality and Individual Differences, 90, 177-186. doi:10.1016/j.paid.2015.10.034
Moura, R., Wood, G., Pinheiro-Chagas, P., Lonnemann, J., Krinzinger, H., Willmes, K., & Haase, V. G. (2013). Transcoding abilities in typical and atypical mathematics achievers: The role of working memory and procedural and lexical competencies. Journal of Experimental Child Psychology, 116(3), 707-727. doi:10.1016/j.jecp.2013.07.008
Ofen, N., Yu, Q., & Chen, Z. (2016). Memory and the developing brain: Are insights from cognitive neuroscience applicable to education? Current Opinion in Behavioral Sciences, 10, 81-88. doi:10.1016/j.cobeha.2016.05.010
Orsini, A., Simonetta, S., & Marmorato, M. S. (2004). Corsi’s block-tapping test: Some characteristics of the spatial path which influence memory. Perceptual and Motor Skills, 98(2), 382-388. doi:10.2466/pms.98.2.382-388
Peijnenborgh, J. C., Hurks, P. M., Aldenkamp, A. P., Vles, J. S., & Hendriksen, J. G. (2016). Efficacy of working memory training in children and adolescents with learning disabilities: A review study and meta-analysis. Neuropsychological Rehabilitation, 26(5-6), 645-672. doi:10.1080/09602011.2015.1026356
Peng, P., Barnes, M., Wang, C., Wang, W., Li, S., Swanson, H. L., …Tao, S. (2018). A meta-analysis on the relation between reading and working memory. Psychological Bulletin, 144(1), 48-76. doi:10.1037/bul0000124
Rittle-Johnson, B., Zippert, E. L., & Boice, K. L. (2018). The roles of patterning and spatial skills in early mathematics development. Early Childhood Research Quarterly, 46, 166-178. doi:10.1016/j.ecresq.2018.03.006
Sala, G., & Gobet, F. (2017). Working memory training in typically developing children: A meta-analysis of the available evidence. Developmental Psychology, 53(4), 671-685. doi:10.1037/dev0000265
Sánchez-Pérez, N., Castillo, A., López-López, J. A., Pina, V., Puga, J. L., Campoy, G., ... Fuentes, L. J. (2018). Computer-based training in math and working memory improves cognitive skills and academic achievement in primary school children: Behavioral results. Frontiers in Psychology, 8, 2327. doi:10.3389/fpsyg.2017.02327
Schwaighofer, M., Fischer, F., & Bühner, M. (2015). Does working memory training transfer? A meta-analysis including training conditions as moderators. Educational Psychologist, 50(2), 138-166. doi:10.1080/00461520.2015.1036274
Singh, K. A., Gignac, G. E., Brydges, C. R., & Ecker, U. K. H. (2018). Working memory capacity mediates the relationship between removal and fluid intelligence. Journal of Memory and Language, 101, 18-36. doi:10.1016/j.jml.2018.03.002
Stein, L. M. (1994). TDE: Teste de Desempenho Escolar: Manual para aplicação e interpretação [TDE: School Performance Test: Manual for application and interpretation]. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Swanson, H. L. (2016). Word problem solving, working memory and serious math difficulties: Do cognitive strategies really make a difference? Journal of Applied Research in Memory and Cognition, 5(4), 368-383. doi:10.1016/j.jarmac.2016.04.012
Van de Weijer-Bergsma, E., Kroesbergen, E. H., & van Luit, J. E. H. (2015). Verbal and visual-spatial working memory and mathematical ability in different domains throughout primary school. Memory & Cognition, 43(3), 367-378. doi:10.3758/s13421-014-0480-4
Wechsler, D. (2002). WISC-III: Escala de Inteligência Wechsler para crianças: Manual [WISC- III: Wechsler Intelligence Scale for Children: Handbook] (V. L. M. Figueiredo, Trans., 3rd ed.). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.