Autorregulação para compreensão de leitura: propriedades psicométricas de duas escalas de motivação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3135

Palavras-chave:

Objetivos, Autoeficácia, Autogestão, Habilidades para leitura

Resumo

As metas de realização e a autoeficácia integram a dimensão motivacional da aprendizagem autorregulada. Este estudo teve por objetivo investigar as propriedades psicométricas iniciais da Escala Metas de Realização para a Compreensão de Leitura e da Escala Autoeficácia para Compreender a Leitura. Na investigação da evidência de validade de conteúdo participaram três juízes especialistas e 16 estudantes do Ensino Fundamental II, que apontaram para a adequação teórica e prática das escalas. A evidência de validade baseada na estrutura interna foi obtida com uma amostra de 522 estudantes, utilizando-se como recursos estatísticos a aplicação de análises fatoriais. Verificou-se a plausibilidade dos modelos da Escala de Metas de Realização, constituída de três fatores, e da Escala de Autoeficácia, unifatorial, bem como a identificação de estimativas adequadas fidedignidade. Os resultados deste estudo indicam que as escalas podem ser utilizadas em investigações exploratórias. Sugere-se a continuidade das pesquisas para ampliar a sua qualidade psicométrica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Satico Ferraz, Universidade São Francisco

    Universidade São Francisco, Campinas-SP, Brazil

  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco

    Universidade São Francisco, Campinas-SP, Brazil

Referências

American Educational Research Association, American Psychological Association, & National Council on Measurement in Education. (2014). The standards for educational and psychological testing. Washington, DC: AERA.

Bardach, L., Oczlon, S., Pietschnig, J., & Lüftenegger, M. (2020). Has achievement goal theory been right? A meta-analysis of the relation between goal structures and personal achievement goals. Journal of Educational Psychology, 112(6), 1197-1220. doi:10.1037/edu0000419

Brennan, R. L., & Prediger, D. J. (1981). Coefficient kappa: Some uses, misuses, and alternatives. Educational and Psychological Measurement, 41(3), 687-699. doi:10.1177/001316448104100307

Bzuneck, J. A., & Boruchovitch, E. (2016). Motivação e autorregulação da motivação no contexto educativo [Motivation and self-regulation of motivation in the educational context]. Psicologia Ensino & Formação, 7(2), 73-84. doi:10.21826/2179-58002016727584

Carroll, J. M., & Fox, A. C. (2017). Reading self-efficacy predicts word reading but not comprehension in both girls and boys. Frontiers in Psychology, 7(e2056), 1-9. doi:10.3389/fpsyg.2016.02056

Damásio, B. F., & Dutra, D. F. (2017). Análise fatorial exploratória: Um tutorial com o software Factor. [Exploratory Factor Analysis: A tutorial with the Factor software.] In B. F. Damásio & J. C. Borsa (Orgs.), Manual de desenvolvimento de instrumentos psicológicos [Psychological Instrument Development Manual] (pp. 241-266). São Paulo, SP: Vetor.

Ferraz, A. S., Cantalice, L. M., & Santos, A. A. A. (2019). Motivação para aprender e compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental I [Learning motivation and reading comprehension in elementary school students]. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 10(1), 173-189. doi:10.5433/2236-6407.2019v10n1p173

Gehlbach, H., & Artino, A. R., Jr. (2018). The survey checklist (manifesto). Academic Medicine, 93(3), 360-366. doi: 10.1097/ACM.0000000000002083

Goss-Sampson, M. A. (2020). Statistical analysis in JASP: A guide for students (4th ed.). Retrieved from https://jasp-stats.org/wp-content/uploads/2020/11/Statistical-Analysis-in-JASP-A-Students-Guide-v14-Nov2020.pdf

Hernández Nieto, R. A. (2002). Contributions to statistical analysis: The coefficients of proportional variance, content validity and kappa. Mérida, Venezuela: Universidad de los Andes.

Klauda, S. L., & Guthrie, J. T. (2014). Comparing relations of motivation, engagement, and achievement among struggling and advanced adolescent readers. Reading and Writing, 28(2), 239-269. doi:10.1007/s11145-014-9523-2

Korpershoek, H., Kuyper, H., & van der Werf, M. P. C. (2015). Differences in students’ school motivation: A latent class modelling approach. Social Psychology of Education, 18(1), 137-163. doi:10.1007/s11218-014-9274-6

Lorenzo-Seva, U., & Ferrando, P. J. (2020). Factor. Retrieved from https://psico.fcep.urv.cat/utilitats/factor/index.html

Louick, R., Leider, C. M., Daley, S. G., Proctor, C. P., & Gardner, G. L. (2016). Motivation for reading among struggling middle school readers: A mixed methods study. Learning and Individual Differences, 49, 260-269. doi:10.1016/j.lindif.2016.06.027

Marôco, J. (2014). Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software & aplicações. [Structural Equation Analysis: Theoretical foundations, software & applications.] Pêro Pinheiro, Portugal: ReportNumber.

Muthén, L. K., & Muthén, B. O. (2012). Mplus user’s guide: Statistical analysis with latent variables (7th ed.). Los Angeles, CA: Authors.

Richey, J. E., Bernacki, M. L., Belenky, D. M., & Nokes-Malach, T. J. (2018). Comparing class- and task-level measures of achievement goals. The Journal of Experimental Education, 86(4), 560-578. doi:10.1080/00220973.2017.1386155

Santos, A. A. A., Moraes, M. S., & Lima, T. H. (2018). Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental [Reading and motivation understanding for learning of fundamental teaching students]. Psicologia Escolar e Educacional, 22(1), 93-101. doi:10.1590/2175-35392018012208

Toland, M. D., & Usher, E. L. (2016). Assessing mathematics self-efficacy: How many categories do we really need? The Journal of Early Adolescence, 36(7), 932-960. doi:10.1177/0272431615588952

Zambon, M. P., & Rose, T. M. S. (2012). Motivação de alunos do ensino fundamental: Relações entre rendimento acadêmico, autoconceito, atribuições de causalidade e metas de realização [Student motivation in fundamental education: Relations between academic performance, self-image, attributions of causality and goals]. Educação e Pesquisa, 38(4), 965-980. doi:10.1590/S1517-97022012000400012

Zimmerman, B. J., & Risemberg, R. (1997). Self-Regulatory dimensions of academic learning and motivation. In G. D. Phye (Ed.), Handbook of academic learning: Construction of knowledege (pp. 105-125). Amsterdam, The Netherlands: Academic Press.

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Ferraz, A. S., & Santos, A. A. A. dos. (2021). Autorregulação para compreensão de leitura: propriedades psicométricas de duas escalas de motivação. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3135. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3135