Narrativas dos registros fotográficos das práticas de educadores sociais de uma instituição de acolhimento para crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3215Palavras-chave:
Estatuto da criança e do adolescente, Fotografia, Criança institucionalizada, Direitos da criançaResumo
O educador social oferece um conjunto de práticas direcionadas para crianças/adolescentes na situação de acolhimento institucional. O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas de educadores sociais provenientes das narrativas dos registros fotográficos numa instituição de acolhimento para crianças e adolescentes no Sul do Brasil. Participaram 10 adultos, e utilizou-se a técnica do registro fotográfico e roteiro de entrevista narrativa, que foram analisadas por meio da teoria fundamentada nos dados. O cuidado proporcionado superou a assistência às necessidades básicas, aspecto relevante para práticas realizadas de maneira humanizada e integral. Foram identificadas condições propícias para a expressão do brincar por meio da criatividade, e reconhecimento da história de vida e aspectos do desenvolvimento. Os resultados indicaram envolvimento no cuidado, e isto pode fortalecer as estratégias de formação continuada congruentes com as políticas públicas vigentes.
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