Desempenho acadêmico de alunos imigrantes e expectativas docentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3126Palavras-chave:
Imigração, Competência, Diversidade cultural, Rendimento escolar, Expectativas do professorResumo
O eixo da presente pesquisa é investigar se o pensamento dos professores é um pensamento profético, ou seja, se suas atitudes e ações penetram nos alunos e condicionam o seu desempenho acadêmico. Para este fim, são analisadas as crenças de 167 professores de Educação Infantil, Educação Básica e Ensino Médio da província de Córdoba (Espanha). Foi utilizado um questionário para saber a relação entre os alunos imigrantes e sua possível influência no desempenho acadêmico. Os resultados mostram, em primeiro lugar, a baixa confiança dos professores nos alunos não nativos, fenômeno em grande parte inconsciente; em segundo lugar, registra-se um desempenho acadêmico mais baixo neste corpo discente em relação aos autóctones e, finalmente, um estilo de atribuição externo aos professores, para os quais as famílias e os recursos organizacionais da instituição escolar, e não eles, são os fatores determinantes do desempenho acadêmico.
Downloads
Referências
Alonso-Tapia, J., Ruiz, M. A., & Huertas, J. A. (2020). Differences in classroom motivational climate: Causes, effects and implications for teacher education. A multilevel study. Anales de Psicología, 36(1), 122-133. doi:10.6018/analesps.336681
Almeida Gonçalves, S. M. (2015). Atención a la diversidad [Attention to diversity]. In J. Domingo Segovia & M. Pérez Ferra (Coords.), Aprendiendo a enseñar: Manual práctico de didáctica [Learning to teach: A practical didactic manual] (pp. 47-58). Madrid, España: Pirámide.
Angulo-Quiñonez, M. A., & Quiñonez-Ortiz, E. C. (2020). Influencia de las percepciones, estereotipos y perjuicios en la práctica docente [Influence of perceptions, stereotypes and prejudices in teaching practice]. Polo del Conocimiento: Revista Científico-Académica Multidisciplinaria, 5(7), 97-114. doi:10.23857/pc.v5i7.1497
Aristóteles. (1999). Ética a Nicómaco [Nicomachean ethics] (M. Araujo & J. Marías, Trans.). Madrid, España: Espasa Calpe.
Borrero López, R., & Blázquez Entonado, F. (2018). La interculturalidad en Extremadura: Tareas pendientes para una escuela inclusiva del s. XXI [Interculturality in Extremadura: Pending tasks for a 21st century inclusive school]. Educatio Siglo XXI, 36(2), 65-92. doi:10.6018/j/333121
Byrne, B. (2006). Structural equation modeling with EQS: Basic concepts, applications, and programming. Mahwah, NJ: Erlbaum.
Castejón, A., & Pàmies Rovira, J. (2018). Los agrupamientos escolares: Expectativas, prácticas y experiencias [Students grouping: Expectations, practices and experiences]. Tendencias Pedagógicas, 32, 49-64. doi:10.15366/tp2018.32.004
Coleman, J. S. (1968). The concept of equality of educational opportunity. Harvard Educational Review, 38(1), 7-22. doi:10.17763/haer.38.1.m3770776577415m2
Escobar, J., & Cuervo, A. (2008). Validez de contenido y juicio de expertos: una aproximación a su utilización [Content validity and expert judgement: an approach to their use]. Avances en medición, 6, 27-36.
Fernández, A., Arnaiz, P., Mejía, R., & Barca, A. (2015). Atribuciones causales del alumnado universitario de República Dominicana con alto y bajo rendimiento académico [Causal attributions in low and high academic achievement university students in the Dominican Republic]. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 2(1), 19-29. doi:10.17979/reipe.2015.2.1.1319
Fernández Batanero, J. M. (2004). La presencia de alumnos inmigrantes en las aulas: Un reto educativo [The presence of immigrant students in the classroom: An educational challenge]. Educación y Educadores, 7, 33-44. Retrieved from https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/547
Fernández Batanero, J., Hernández Fernández, A., & Colmenero Ruiz, M. J. (2021). Immigrant pupils and intercultural teaching competencies. Education and Urban Society, 53(2), 163-184. doi:10.1177/0013124520926264
García Prieto, F. J., & Pozuelos Estrada, F. J. (2017). El curriculum integrado: Los proyectos de trabajo como propuesta global para una escuela rural alternativa [An integrated curriculum: Working projects as a proposal for a global alternative rural school]. Aula Abierta, 45(1), 7-14. doi:10.17811/rifie.45.1.2017.7-14
García Vargas, J. (2015). El efecto Pigmalión y su efecto transformador a través de las expectativas [The Pygmalion effect and its transformative effect through expectations]. Perspectivas Docentes, (57), 40-43. doi:10.19136/pd.a0n57.1028
Garreta Bochaca, J., & Llevot Calvet, N. (2017). Migración y codesarrollo desde Cataluña: Un análisis de sus fortalezas y debilidades [Migration and co-development in Catalonia: Analysis of its strengths and weaknesses]. Revista Internacional de Estudios Migratorios (RIEM), 7(1), 46-74. doi:10.25115/riem.v7i1.1072
Garreta-Bochaca, J., Macià-Bordalba, M., & Llevot-Calvet, N. (2020). Intercultural education in Catalonia (Spain): Evolution of discourses and practices (2000-2016). Estudios sobre Educación, 38, 191-215. doi:10.15581/004.38.191-215
Gil-del-Pino, C., & García-Segura, S. (2019). Influencia de las expectativas de familias y profesorado en el logro educativo y social de los estudiantes [Influence of the expectations of families and teachers on educational and social achievement of students]. Educação e Pesquisa, 45, e214529. doi:10.1590/s1678-4634201945214529
Gil del Pino, M. C., García Fernández, C. M., & Manrique Gómez, M. A. (2017). El poder de las expectativas del docente en el logro académico de los escolares inmigrantes [The value of teacher expectations in the expectations in the academic achievement of migrant school children]. Revista de Pedagogía, 38(102), 97-121. Retrieved from https://www.redalyc.org/pdf/659/65952814006.pdf
Hu, L., & Bentler, P. M. (1999). Cut off criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, 6(1), 1-55. doi:10.1080/10705519909540118
Jiménez Jaimes, D. (2019). El maestro reflexivo, una postura abierta a la acción para el cambio [The reflexive teacher, an open posture to action for change]. Revista Educación y Ciudad, 2(37), 115-124. doi:10.36737/01230425.v2.n37.2019.2152
Lebrija, A., Flores, R. C., & Trejos, M. (2010). El papel del maestro, el papel del alumno: Un estudio sobre las creencias e implicaciones en la docencia de los profesores de matemáticas en Panamá [The role of the teacher, the role of the student: A study on beliefs and their implications on teaching math professors in Panama]. Educación Matemática, 22(1), 31-55. Retrieved from http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-58262010000100003
Leder, G. C. (2006). Student achievement: A factor in classroom dynamics? Exceptional Child, 34(2), 133-141. doi:10.1080/0156655870340206
Livi Bacci, M. (2012). Breve historia de las migraciones [Brief history of migrations] (M. A. Galmarini, Trans.). Madrid, España: Alianza.
Llevot, N., & Bernad, O. (2015). La participación de las familias en la escuela: Factores clave [The involvement of families in the school: Key factors]. Revista de Sociología de la Educación, 8(1), 57-70. Retrieved from https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/8761
Mares Miramontes, A., Martínez Llamas, R., & Rojo Sabaleta, H. (2009). Concepto y expectativas del docente respecto de sus alumnos considerados con necesidades educativas especiales [Concept and expectations of the teacher regarding their students considered with special educational needs]. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 14(42), 969-996. Retrieved from http://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v14n42/v14n42a16.pdf
Maslow, A. (1991). Motivación y personalidad [Motivation and personality] (C. Clemente, Trans.). Madrid, España: Ediciones Díaz de Santos.
Micó-Cebrián, P., Cava, M.-J., & Buelga, S. (2019). Sensibilidad intercultural y satisfacción con la vida en alumnado autóctono e inmigrante [Intercultural sensitivity and satisfaction with life in native and immigrant students]. Educar, 55(1), 39-57. doi:10.5565/rev/educar.965
Navas, L., Sampascual, G., & Castejón, J. L. (1992). Atribuciones y expectativas de alumnos y profesores: Influencias en el rendimiento escolar [Attributions and expectations of students and teachers: Influences on school performance]. Revista de Psicología General y Aplicada, 45(1), 55-62. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2377582
Ortiz Hernández, E. (2006). Retos y perspectivas del currículo integrado [Challenges and perspectives of the integrated curriculum]. Cuaderno de Investigación en la Educación, 21, 35-56. Retrieved from http://cie.uprrp.edu/cuaderno/2017/06/30/retos-y-perspectivas-del-curriculo-integrado/
Robinson, P. (1983). Social psychology in classroom. In G. M. Stephenson & J. H. Davis (Eds.), Advances in applied social psychology (pp. 188-204). Chichester, United Kingdom: Wiley.
Rosenthal, R., & Jacobson, L. (1980). Pygmalion en la escuela: Expectativas del maestro y desarrollo intelectual del alumno [Pygmalion at school: Teacher expectations and student intellectual development] (M. J. Dìaz, Trans.). Madrid, España: Marova.
Rubio, D. M., Berg-Weger, M., Tebb, S. S., Lee, E. S., & Rauch, S. (2003). Objectifying content validity: Conducting a content validity study in social work research. Social Work Research, 27(2), 94-104. doi:10.1093/swr/27.2.94
Sánchez-Burgos, F., & Berger-Silva, C. (2019). Definiciones y creencias educativas que configuran el rol docente en la educación no formal [Definitions and educational beliefs that shape the teaching role in non-formal education]. Revista Saberes Educativos, (3), 95-122. doi:10.5354/2452-5014.2019.53791
Santos Rego, M. A., Lorenzo Moledo, M., & Priegue Caamaño, D. (2019). La mejora de la participación e implicación de las familias en la escuela: Un programa de acción [The improvement of participation and involvement of families in school: A program in action]. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 22(3), 93-107. doi:10.6018/reifop.389931
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.