Características pessoais relacionadas ao engajamento antes e durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3236Palavras-chave:
Traços de personalidade, Psicologia positiva, Engajamento no trabalho, COVID-19Resumo
Os recursos pessoais influenciam nas relações dos profissionais com seu trabalho e impactam no seu engajamento. Desta forma, este estudo teve como objetivo investigar as relações entre os traços de personalidade e o trabalho significativo com o engajamento apresentavam diferenças antes e durante a pandemia. A amostra compreendeu 963 profissionais, sendo 828 participantes, com idade média 35,5 anos (DP = 10,7 anos) antes da pandemia da COVID-19 e 135 profissionais, com idade média 42,1 anos (DP = 8,1 anos) durante a pandemia. Foram avaliados os traços de personalidade, trabalho significativo e engajamento no trabalho dos participantes. As diferenças nas relações entre os recursos pessoais com o engajamento foram investigadas por meio da análise de redes. Não foram observadas diferenças significativas nas relações investigadas antes e durante a pandemia. O trabalho significativo esteve relacionado aos traços de personalidade e desempenhou papel central na rede, evidenciando sua importância na promoção do engajamento no trabalho.
Downloads
Referências
Dalanhol, N. S., Freitas, C. P. P., Machado, W. L., Hutz, C. S., & Vazquez, A. C. S. (2017). Engajamento no trabalho, saúde mental e personalidade em oficiais de justiça [Work engagement, mental health and personality in justice officers]. Psico, 48(2), 109-119. doi:10.15448/1980-8623.2017.2.25885
Epskamp, S., & Fried, E. I. (2018). A tutorial on regularized partial correlation networks. Psychological Methods, 23(4), 617-634. doi:10.1037/met0000167
Epskamp, S., Borsboom, D., & Fried, E. I. (2018). Estimating psychological networks and their accuracy: A tutorial paper. Behavior Research Methods, 50(1), 195-212. doi:10.3758/s13428-017-0862-1
Geldenhuys, M., Łaba, K., & Venter, C. M. (2014). Meaningful work, work engagement and organisational commitment. SA Journal of Industrial Psychology, 40(1), 1. doi:10.4102/sajip.v40i1.1098
Hauck Filho, N., Teixeira, M. A. P., Machado, W. L., & Bandeira, D. R. (2012). Marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentes [Brazilian mini-markers for assessing personality in adolescents]. Psico-USF, 17(2), 253-261. doi:10.1590/S1413-82712012000200009
Landells, E. M., & Albrecht, S. L. (2019). Perceived organizational politics, engagement, and stress: The mediating influence of meaningful work. Frontiers in Psychology, 10, 1612. doi:10.3389/fpsyg.2019.01612
Leonardo, M. G. L., Pereira, M. M., Valentini, F., Freitas, C. P. P., & Damásio, B. F. (2019). Adaptação do inventário de sentido do trabalho (WAMI) para o contexto brasileiro [Adaptation of Work and Meaning Inventory (WAMI) to the Brazilian context]. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(1), 79-89. doi:10.26707/1984-7270/2019v20n1p79
Li, S., Wang, Y., Xue, J., Zhao, N., & Zhu, T. (2020). The impact of COVID-19 epidemic declaration on psychological consequences: A study on active weibo users. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(6), 2032. doi:10.3390/ijerph17062032
McGinty, E. E., Presskreischer, R., Anderson, K. E., Han, H., & Barry, C. L. (2020). Psychological distress and COVID-19–related stressors reported in a longitudinal cohort of US adults in April and July 2020. JAMA, 324(24), 2555-2557. doi:10.1001/jama.2020.21231
Machado, W. L., Vissoci, J. R. N., & Epskamp, S. (2015). Análise de rede aplicada à psicometria e à avaliação psicológica [Network analysis applied to psychometry and psychological Assessment]. In C. S. Hutz, D. R. Bandeira, & C. M. Trentini (Orgs.), Psicometria (pp. 125-146). Porto Alegre, RS: Artmed.
Nunes, C. H. S. S., Hutz, C. S., & Nunes, M. F. O. (2010). Bateria Fatorial de Personalidade (BFP): Manual técnico [Personality Factor Battery (BFP): Technical manual]. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Pérez-Fuentes, M. C., Molero Jurado, M. M., Martos Martínez, A., & Gázquez Linares, J. J. (2019). Burnout and engagement: Personality profiles in nursing professionals. Journal of Clinical Medicine, 8(3), 286. doi:10.3390/jcm8030286
R Core Team. (2020). R: A language and environment for statistical computing [Computer software]. Vienna, Austria: The R Foundation. Retrieved from https://www.r-project.org/
Rammstedt, B., Lechner, C. M., & Weib, B. (2022). Does personality predict responses to the COVID-19 crisis? Evidence from a prospective large-scale study. European Journal of Personality, 36(1), 47-60. doi:10.1177/0890207021996970
Robledo, E., Zappalà, S., & Topa, G. (2019). Job crafting as a mediator between work engagement and wellbeing outcomes: A time-lagged study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(8), 1376. doi:10.3390/ijerph16081376
Schäfer, S. K., Sopp, M. R., Schanz, C. G., Staginnus, M., Göritz, A. S., & Michael, T. (2020). Impact of COVID-19 on public mental health and the buffering effect of a sense of coherence. Psychotherapy and Psychosomatics, 89(6), 386-392. doi:10.1159/000510752
Schaufeli, W. B. (2016). Heavy work investment, personality and organizational climate. Journal of Managerial Psychology, 31(6), 1057-1073. doi:10.1108/JMP-07-2015-0259
Schaufeli, W. B., Bakker, A. B., & Salanova, M. (2006). The measurement of work engagement with a short questionnaire: A cross-national study. Educational and Psychological Measurement, 66(4), 701-716. doi:10.1177/0013164405282471
Schmittmann, V. D., Cramer, A. O. J., Waldorp, L. J., Epskamp, S., Kievit, R. A., & Borsboom, D. (2013). Deconstructing the construct: A network perspective on psychological phenomena. New Ideas in Psychology, 31(1), 43-53. doi:10.1016/j.newideapsych.2011.02.007
Simonet, D. V., & Castille, C. M. (2020). The search for meaningful work: A network analysis of personality and the job characteristics model. Personality and Individual Differences, 152, 109569. doi:10.1016/j.paid.2019.109569
Steger, M. F. (2017). Creating meaning and purpose at work. In L. G. Oades, M. F. Steger, A. D. Fave, & J. Passmore (Eds.), The Wiley Blackwell handbook of the psychology of positivity and strengths-based approaches at work (pp. 60-81). Chichester, United Kingdom: Wiley Blackwell.
Steger, M. F., & Dik, B. J. (2010). Work as meaning: Individual and organizational benefits of engaging in meaningful work. In P. A. Linley, S. Harrington, & N. Page (Eds.), Oxford handbook of positive psychology and work (pp. 131-142). Oxford, United Kingdom: Oxford University Press.
Steger, M. F., Dik, B. J., & Duffy, R. D. (2012). Measuring meaningful work: The work and meaning inventory (WAMI). Journal of Career Assessment, 20(3), 322-337. doi:10.1177/1069072711436160
van Borkulo, C. D., van Bork, R., Boschloo, L., Kossakowski, J. J., Tio, P., Schoevers, R. A., … Waldorp, L. J. (2022). Comparing network structures on three aspects: A permutation test. Psychological Methods. Advance online publication. doi:10.1037/met0000476
Vazquez, A. C. S., Magnan, E. S., Pacico, J. C., Hutz, C. S., & Schaufeli, W. B. (2015). Adaptation and validation of the Brazilian version of the Utrecht Work Engagement Scale. Psico-USF, 20(2), 207-217. doi:10.1590/1413-82712015200202
Wang, C.-H., & Chen, H.-T. (2020). Relationships among workplace incivility, work engagement and job performance. Journal of Hospitality and Tourism Insights, 3(4), 415-429. doi:10.1108/JHTI-09-2019-0105
Wood, J., Jihye, O., Park, J., & Kim, W. (2020). The relationship between work engagement and work–life balance in organizations: A review of the empirical research. Human Resource Development Review, 19(3), 240-262. doi:10.1177/1534484320917560
Xie, D., & Cobb, C. L. (2020). Revised NEO Personality Inventory (NEO‐PI‐R). In B. J. Carducci, C. S. Nave, J. S. Mio, & R. E. Riggio, The Wiley encyclopedia of personality and individual differences: Measurement and assessment (Vol. 2, pp. 335-350). Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.