Escala de mentalidade sobre o estresse: estudo de controle de aquiescência e invariância fatorial entre regiões brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3238Palavras-chave:
Stress, Validade do teste, Psicometria, Psicologia positivaResumo
A Mentalidade sobre estresse é definida como a crença de que o estresse pode levar a consequências enriquecedoras ou debilitantes a diferentes esferas da vida. O presente estudo teve por objetivo estimar novas evidências de validade com base na estrutura interna, empregando-se métodos de controle de aquiescência para a Escala de mentalidade sobre o Estresse. Uma amostra de 2.121 participantes (34,9 ± 13,6; 77,7% feminino) respondeu à escala de mentalidade sobre estresse, satisfação com a vida, afetos positivos e negativos. A análise fatorial confirmatória com intercepto randômico sugeriu adequação da estrutura unidimensional (CFI = 0,993; TLI = 0,990; RMSEA = 0,039), e bom nível precisão ω= 0,85. A análise fatorial multigrupo demonstrou invariância do modelo em função da origem dos respondentes considerando as diferentes regiões geográficas do país. Os resultados demonstram adequação da versão brasileira do instrumento e a importância do controle da aquiescência na estimativa da estrutura interna.
Downloads
Referências
Andrade, J. M., & Valentini, F. (2018). Diretrizes para a construção de testes psicológicos: A Resolução CFP No. 009/2018 em destaque [Guidelines for the Construction of Psychological Tests: Regulation CFP No. 009/2018 in Highlight]. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 28-39. doi:10.1590/1982-3703000208890
Brown, T. A. (2015). Confirmatory factor analysis for applied research (2nd ed.). New York, NY: Guilford.
Cheung, G. W., & Rensvold, R. B. (2002). Evaluating goodness-of-fit indexes for testing measurement invariance. Structural Equation Modeling, 9(2), 233-255. doi:10.1207/S15328007SEM0902_5
Counsell, A., Cribbie, R. A., & Flora, D. B. (2020). Evaluating equivalence testing methods for measurement invariance. Multivariate Behavioral Research, 55(2), 312-328. doi:10.1080/00273171.2019.1633617
Crum, A. J., Salovey, P., & Achor, S. (2013). Rethinking estresse: The role of mindsets in determining the stress response. Journal of Personality and Social Psychology, 104(4), 716-733. doi:10.1037/a0031201
Crum, A. J., Akinola, M., Martin, A., & Fath, S. (2017). The role of stress mindset in shaping cognitive, emotional, and physiological responses to challenging and threatening stress. Anxiety, Stress & Coping, 30(4), 379-395. doi:10.1080/10615806.2016.1275585
Crum, A. J., Akinola, M., Turnwald, B. P., Kaptchuk, T. J., & Hall, K. T. (2018). Catechol-O-Menthyltransferase moderates effect of stress mindset on affect and cognition. PLoS One, 13(4), e0195883. doi:10.1371/journal.pone.0195883
Cunha, C. M., Almeida Neto, O. P., & Stackfleth, R. (2016). Principais métodos de avaliação psicométrica da confiabilidade de instrumentos de medida [Main psychometric evaluation methods of measuring instruments reliability]. Revista de Atenção à Saúde, 14(49), 98-103. doi:10.13037/ras.vol14n49.3671
Drapeau, A., Marchand, A., & Beaulieu-Prévost, D. (2011). Epidemiology of psychological distress. In L. L’Abate (Ed.), Mental illness: Understanding, prediction and control (pp. 105-134). Rijeka, Croatia: InTech.
Enumo, S. R. F., Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., & Machado, W. L. (2020). Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: Proposição de uma cartilha [Coping with stress in times of pandemic: A booklet proposal]. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200065. doi:10.1590/1982-0275202037e200065
Hauck Filho, N., Valentini, F., & Primi, R. (2021). Por que escalas balanceadas controlam a aquiescência nos escores brutos? [Why do balanced scales control for acquiescence in raw scores?]. Avaliação Psicológica, 20(1), A-C. doi:10.15689/ap.2021.2001.ed
Horiuchi, S., Tsuda, A., Aoki, S., Yoneda, K., & Sawaguchi, Y. (2018). Coping as a mediator of the relationship between stress mindset and psychological stress response: A pilot study. Psychology Research and Behavior Management, 11, 47-54. doi:10.2147/PRBM.S150400
Keech, J. J., Orbell, S., Hagger, M. S., O’Callaghan, F. V., & Hamilton, K. (2021). Psychometric properties of the Stress Control Mindset Measure in university students from Australia and the UK. Brain and Behavior, 11(2), e01963. doi:10.1002/brb3.1963
Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: O impacto da COVID-19 [Anxiety, depression and stress in university students: The impact of COVID-19]. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200067. doi:10.1590/1982-0275202037e200067
Maydeu-Olivares, A., & Steenkamp, J. B. E. M. (2018). An integrated procedure to control for common method variance in survey data using random intercept factor analysis models. Retrieved from https://www.academia.edu/36641946/An_integrated_procedure_to_control_for_common_method_variance_in_survey_data_using_random_intercept_factor_analysis_models
Nunes, L. Y. O., Lemos, D. C. L., Ribas Júnior, R. C., Behar, C. B., & Santos, P. P. P. (2019). Análise psicométrica da PANAS no Brasil [Psychometric analysis of PANAS in Brazil]. Ciências Psicológicas, 13(1), 45-55. doi:10.22235/cp.v13i1.1808
Nwachukwu, I., Nkire, N., Shalaby, R., Hrabok, M., Vuong, W., Gusnowski, A., ... Agyapong, V. I. (2020). COVID-19 pandemic: Age-related differences in measures of stress, anxiety and depression in Canada. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(17), 6366. doi:10.3390/ijerph17176366
Park, C. L., & Helgeson, V. S. (2006). Introduction to the special section: Growth following highly stressful life events - Current status and future directions. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 74(5), 791-796. doi:10.1037/0022-006X.74.5.791
Park, H., & Hahm, S. (2019). Changes in stress mindset and EEG through e-healthcare based education. IEEE Access, 7, 20163-20171. doi:10.1109/ACCESS.2019.2895655
Peixoto, E. M., Rocha, G. M. A., Franco, J. O., & Bueno, J. M. H. (2019). Avaliação da mentalidade sobre o estresse em amostra do Norte e Nordeste brasileiro [Assessment of stress mindset in a sample from the north and northeast regions of Brazil]. Estudos de Psicologia (Natal), 24(3), 328-339. doi:10.22491/1678-4669.20190033
Primi, R., Santos, D., De Fruyt, F., & John, O. P. (2019). Comparison of classical and modern methods for measuring and correcting for acquiescence. British Journal of Mathematical and Statistical Psychology, 72(3), 447-465. doi:10.1111/bmsp.12168
Shevlin, M., McBride, O., Murphy, J., Miller, J. G., Hartman, T. K., Levita, L., ... Bentall, R. P. (2020). Anxiety, depression, traumatic stress and COVID-19-related anxiety in the UK general population during the COVID-19 pandemic. BJPsych Open, 6(6), e125. doi:10.1192/bjo.2020.109
Silva, A. M. B., Enumo, S. R. F., Afonso, R. M., Carvalho, L. F., Araújo, M. F., Bittencourt, I. G., & Luz, T. S. R. (2017). Lista de sintomas de stress pré-competitivo infanto-juvenil: Adaptação para bailarinos [List of symptoms of stress pre-competitive for children: Adaptation for dancers]. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 1(43), 59-70. doi:10.21865/RIDEP43_59
Tedeschi, R. G., & Calhoun, L. G. (2004). Posttraumatic growth: Conceptual foundations and empirical evidence. Psychological Inquiry, 15(1), 1-18. doi:10.1207/s15327965pli1501_01
Valentini, F., & Hauck Filho, N. (2020). O impacto da aquiescência na estimação de coeficientes de validade [The impact of acquiescence on estimation of validity coefficients]. Avaliação Psicológica, 19(1), 1-3. doi: 10.15689/ap.2020.1901.ed
Vignola, R. C. B., & Tucci, A. M. (2014). Adaptation and validation of the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS) to Brazilian Portuguese. Journal of Affective Disorders, 155, 104-109. doi:10.1016/j.jad.2013.10.031
Zanon, C., Bardagi, M. P., Layous, K., & Hutz, C. S. (2014). Validation of the satisfaction with life scale to Brazilians: Evidences of measurement no invariance across Brazil and US. Social Indicators Research, 119(1), 443-453. doi:10.1007/s11205-013-0478-5
Zanon, C., Lessa, J. P. A., & Dellazzana-Zanon, L. L. (2018). Aquiescência em autorrelatos de personalidade: Uma comparação de métodos [Acquiescence in self-report personality assessment: A comparison between methods]. Avaliação Psicológica, 17(4), 428-438. doi:10.15689/ap.2018.1704.3.03
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.