Pesquisa em Psicoterapia e Teoria da Subjetividade: O Cuidado como Fundamento
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3331Palavras-chave:
psicoterapia, cuidadores, pesquisa qualitativa, subjetividade, psicologia clínicaResumo
Este estudo teórico, desenvolvido a partir da Teoria da Subjetividade de González Rey, discute a pesquisa na psicoterapia amparada nesse referencial, abraçando a perspectiva de que a particularidade da psicoterapia em relação a outros espaços é que ela é fundamentalmente um espaço de cuidado. Assim, o objetivo deste trabalho foi pensar as especificidades impostas pelo cuidado à pesquisa na psicoterapia baseada na Teoria da Subjetividade. As considerações tecidas representam inovações teóricas nesse arcabouço, que vem entendendo a psicoterapia como semelhante a outros espaços em que a pesquisa também toma forma. Este estudo teórico teve como fonte reflexões autorais produzidas a partir do momento atual da Teoria da Subjetividade. Conclui-se que a pesquisa na psicoterapia amparada nesse referencial exige do psicoterapeuta que a empreenda em prol do cuidado, destituindo-a do lugar de objetivo primordial que ela geralmente ocupa na Teoria da Subjetividade. São apresentados alguns delineamentos éticos conectados a tal conclusão.
Downloads
Referências
De Vos, J. (2012). Psychologisation in times of globalisation: Concepts for critical psychology. Routledge.
De Vos, J. (2020). Psicología y crítica: Extraños compañeros de cama. Lo que podemos aprender de la crítica de Ayn Rand a la psicologización [Psychology and critics: Strange bed partners. What we can learn from Ayn Rand’s critic on psychologization]. Tesis Psicológica, 15(2), 94-109. https://doi.org/10.37511/tesis.v15n2a5
Figueiredo, L. C. M. (2015). Revisitando as psicologias: Da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos [Revisiting psychologies: From epistemology to an ethics of psychological practices and discourses] (8th ed.). Vozes.
González Rey, F. (2005). Pesquisa qualitativa e subjetividade: Os processos de construção da informação [Qualitative research and subjectivity: Processes of information constuction]. Cengage Learning.
González Rey, F. (2007). Psicoterapia, subjetividade e pós-modernidade: Uma aproximação histórico-cultural [Psychotherapy, subjectivity and post-modernity: A cultural-historical approach]. Cengage Learning.
González Rey, F. (2019a). Subjectivity in debate: Some reconstructed philosophical premises to advance its discussion in psychology. Journal for the Theory of Social Behaviour, 49(2), 212-234. https://doi.org/10.1111/jtsb.12200
González Rey, F. (2019b). Methodological and epistemological demands in advancing the study of subjectivity. Culture & Psychology, 26(3), 562-577. https://doi.org/10.1177/1354067X19888185
González Rey, F. (2019c). Subjectivity and discourse: Complementary topics for a critical psychology. Culture & Psychology, 25(2), 178-194. https://doi.org/10.1177/1354067X18754338
González Rey, F., Goulart, D. M., & Bezerra, M. S. (2016). Ação profissional e subjetividade: Para além do conceito de intervenção profissional em psicologia [Professional action and subjectivity: Beyond the concept of professional intervention in psychology]. Educação, 39(Suppl.), s54-s65. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24379
González Rey, F., & Mitjáns Martínez, A. (2017). Subjetividade: Teoria, epistemologia e método [Subjectivity: Theory, epistemology and method]. Alínea.
Goulart, D. M., Mitjáns Martínez, A., & Esteban Guitart, M. (2020). The trajectory and work of Fernando González Rey: Paths to his Theory of Subjectivity. Studies in Psychology, 41(1), 9-30. https://doi.org/10.1080/02109395.2019.1710800
Holanda, A. F. (2009). A perspectiva de Carl Rogers acerca da resposta reflexa [Carl Rogers’s perspective concerning the reflex answer]. Revista do Nufen, 1(1), 40-59. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rnufen/v1n1/a04.pdf
Madeira-Coelho, C. M., & Patiño Torres, J. F. (2022). Diálogo, sujeito e configuração subjetiva: A continuidade do debate [Dialogue, subject and subjective configuration: Continuing the debate]. In A. Mitjáns Martínez, M. C. V. R. Tacca, & R. Valdés Puentes (Eds.), Teoria da subjetividade como perspectiva crítica: Desenvolvimento, implicações e desafios atuais [Theory of Subjectivity as a critical perspective: Development, implications and current challenges] (pp. 301-308). Alínea.
Montú, C. C. M., Mori, V. D., & Bucher-Maluschke, J. S. N. F. (2021). Psicoterapia dialógica como cenário social favorecedor de desenvolvimento subjetivo infantil [Dialogical psychotherapy as a favoring social scenario for children’s subjective development]. Mudanças, 29(1), 49-64. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/muda/v29n1/v29n1a06.pdf
Mori, V. D. (2020). Reflection on the value of the Theory of Subjectivity to signify the practice of psychotherapy. Studies in Psychology 41(1), 182-202. https://doi.org/10.1080/02109395.2019.1710987
Oliveira-dos-Santos, M., & Mitjáns-Martínez, A. (2020). Discussions about the notion of competence: Contributions from the Theory of Subjectivity. Studies in Psychology, 41(1), 138-160. https://doi.org/10.1080/02109395.2019.1710801
Parker, I. (2020). La psicología crítica como psicología histórica-cultural: Las dimensiones políticas y las limitaciones del conocimiento psicológico [Critical psychology as cultural-historical psychology: Political dimensions and limitations of psychological knowledge]. Tesis Psicológica, 15(2), 14-31. https://doi.org/10.37511/tesis.v15n2a1
Patiño-Torres, J. F., & Goulart, D. M. (2020). Qualitative epistemology and constructive-interpretative methodology: A proposal for the study of subjectivity. Studies in Psychology, 41(1), 53-73. https://doi.org/ 10.1080/02109395.2019.1710809
Rossato, M., & Almeida, P. (2022). Ainda sobre os conceitos de sujeito e agente: Comentários adicionais [Still talking about the concepts of subject and agent: Additional comments]. In A. Mitjáns Martínez, M. C. V. R. Tacca, & R. Valdés Puentes (Eds.), Teoria da Subjetividade como perspectiva crítica: Desenvolvimento, implicações e desafios atuais [Theory of Subjectivity as a critical perspective: Development, implications and current challenges] (pp. 219-225). Alínea.
Rossato, M., & Mitjáns Martínez, A. (2018). Contribuições da metodologia construtivo- interpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade [Contributions from constructive interpretative methodology in researching subjective development]. Revista Lusófona de Educação, 40(40), 185-198. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle40.04
Rossato, M., & Ramos, W.-M. (2020). Subjectivity in the development processes of the person: Complexities and challenges in the work of Fernando González Rey. Studies in Psychology, 41(1), 31-52. https://doi.org/10.1080/02109395.2019.1710988
Schraube, E., & Hojholt, C. (Eds.). (2016). Psychology and the conduct of everyday life. Routledge.
Teo, T. (2023). Ensaios de psicologia crítica [Essays on critical psychology] (N. Lessa & V. Mannarino, Trans.). CRV.
Toassa, G., & Teo, T. (2015). A psicologia na “jangada da Medusa”: Entrevista com Thomas Teo [Psychology on the “raft of the Medusa”: Interview with Thomas Teo]. Psicologia & Sociedade, 27(2), 460-469. https://doi.org/10.1590/1807-03102015v27n2p460
Amanda Maria de Albuquerque Vaz is a Professor of the Centro Universitário de Brasília, Brasília-DF, Brazil.
Valéria Deusdará Mori is a Professor of the Centro Universitário de Brasília, Brasília-DF, Brazil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paidéia (Ribeirão Preto)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.