Aplicação de Observação Direta e Sistemática da Interação com Díades Mãe-Filho Adolescente
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3323Palavras-chave:
métodos de observação, pesquisa qualitativa, interação mãe-filho, adolescentes, relações interpessoaisResumo
A observação da interação pai/mãe e filha/o é um método efetivo para identificação, avaliação e monitoramento de adolescentes e famílias que necessitem ou estão em intervenção. Este artigo tem como objetivos (1) descrever um método de observação direta e sistemática da interação diádica e (2) discutir sobre sua aplicação em uma pesquisa junto a famílias com adolescentes do nordeste brasileiro. Apresentam-se os procedimentos de coleta e análise de dados, indicando suas possibilidades e limites a partir das lições aprendidas com esta vivência. Discute-se a experiência de aplicação do método por meio dos potenciais avanços e desafios para o campo da pesquisa observacional em Psicologia. Conclui-se que o método da observação direta e sistemática da interação diádica é, por um lado, dispendioso em termos de expertise, tempo e recursos e, por outro, consiste em rica fonte de dados para a compreensão dos padrões de interação em múltiplos contextos.
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Nádia Prazeres Pinheiro-Carozzo is a Professor of the Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA, Brazil.
Sheila Giardini Murta is a Professor of the Universidade de Brasília, Brasília-DF, Brazil.
Adriano Silva Sampaio de Souza holds a master's degree in Clinical Psychology and Culture from the University of Brasília, Brasília-DF, Brazil.
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