O Método da Pesquisa-Exposição: Acervo, Curadoria e a Montagem das Cenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3322

Palavras-chave:

métodos de pesquisa - psicologia, documentação, formação de professores

Resumo

As relações entre ciência e arte apresentam potencialidades que não dizem respeito aos contextos investigativos das ciências humanas e sociais. Neste sentido, este estudo teve por objetivo apresentar o método de Pesquisa-Exposição. Essa proposição teórico-metodológica foi desenvolvida como uma proposta inovadora de análise de documentos, principalmente documentos resultantes de pesquisas participantes e/ou outras metodologias participativas. Desenhada a partir da criação de um acervo documental referente a um projeto de formação continuada de professores, a Pesquisa-Exposição é sustentada em três dimensões: a do trabalho com os documentos; a da montagem da cena, em diálogo com a obra de Jacques Rancière; e o lugar do pesquisador-curador. Essas dimensões possibilitam trazer à exposição singularidades, memórias, afetos e processos de subjetivação de assuntos e coletivos, por meio das diversas fontes documentais.

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Ana Paula Salvatore has a master’s degree in Education from Universidade da Região de Joinville, Joinville-SC, Brazil.

Allan Henrique Gomes is a Professor at Universidade da Região de Joinville, Joinville-SC, Brazil.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro is a Professor at Universidade da Região de Joinville, Joinville-SC, Brazil.

Publicado

2024-05-06

Edição

Seção

Thematic Dossier “Methodological Challenges in Psychology: Contributions to Academic Practice and Training”

Como Citar

Salvatori, A. P., Gomes1 , A. H., & Cordeiro, A. F. M. (2024). O Método da Pesquisa-Exposição: Acervo, Curadoria e a Montagem das Cenas. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3322. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3322