Crianças e Adolescentes com Depressão: Percepção de Familiares Cuidadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3312

Palavras-chave:

depressão, crianças, adolescentes, cuidadores, resiliência (psicologia)

Resumo

O transtorno depressivo atinge pessoas de todas as idades, incluindo crianças e adolescentes, comprometendo a qualidade de vida da família. Este estudo teve como objetivo: (1) analisar a percepção de familiares sobre a experiência de conviver e cuidar de crianças e adolescentes com transtorno depressivo; (2) identificar os recursos mobilizados pelas famílias para responder às demandas da depressão infantojuvenil. Os dados, coletados através de entrevistas realizadas com 26 familiares de crianças/adolescentes vinculados a dois Centros de Atenção, foram submetidos à análise temática. Os resultados expressam a percepção dos familiares cuidadores em relação ao transtorno depressivo, à criança e à própria vida familiar, e apontam a religiosidade e as famílias nuclear e extensa como os recursos que mais utilizam. Conclui-se pela necessidade de os profissionais ampliarem a assistência para todos que convivem com a depressão infantojuvenil, uma vez que este transtorno impacta na vida familiar como um todo.

Downloads

Referências

American Psychiatric Association. (2014). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5 (5th ed.). https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596

Bodner, N., Kuppens, P., Allen, N. B., Sheeber, L. B., & Ceulemans, E. (2018). Affective family interactions and their associations with adolescent depression: A dynamic network approach. Development and Psychopathology, 30(4), 1459-1473. https://doi.org/10.1017/S0954579417001699

Chee, J. N., Wang, K., & Cheung, A. (2020). Depression in children and adolescents. In R. S. McIntyre (Ed.), Major depressive disorder (pp. 175-184). Elsevier.

Daltro, M. C. S. L., Moraes, J. C., & Marsiglia, R. G. (2018). Cuidadores de crianças e adolescentes com transtornos mentais: Mudanças na vida social, familiar e sexual [Caregivers of children and adolescents with mental disorders: Social, family, and sexual changes]. Saúde e Sociedade, 27(2), 544-555. https://doi.org/10.1590/S0104- 12902018156194

Gudmundsen, G. R., Rhew, I. C., McCauley, E., Kim, J., & Vander Stoep, A. (2019). Emergence of depressive symptoms from kindergarten to sixth grade. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 48(3), 501-515. https://doi.org/10.1080/15374416.2017.1410823

Johnco, C., & Rapee, R. M. (2018). Depression literacy and stigma influence how parents perceive and respond to adolescent depressive symptoms. Journal of Affective Disorders, 241, 599-607. https://doi.org/10.1016/j.jad.2018.08.062

Kalin, N. H. (2021). Anxiety, depression, and suicide in youth. The American Journal of Psychiatry, 178(4), 275-279. https://doi.org/10.1176/appi.ajp.2020.21020186

Kieling, C., Adewuya, A., Fisher, H. L., Karmacharya, R., Kohrt, B. A., Swartz, J. R., & Mondelli, V. (2019). Identifying depression early in adolescence. The Lancet Child & Adolescent Health, 3(4), 211-213. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(19)30059-8

Liu, T. L., Hsiao, R. C., Chou, W. J., & Yen, C. F. (2021). Self-reported depressive symptoms and suicidality in adolescents with attention-deficit/hyperactivity disorder: Roles of bullying involvement, frustration intolerance, and hostility. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(15), 7829. https://doi.org/10.3390/ijerph18157829

Lippard, E. T. C., & Nemeroff, C. B. (2020). The devastating clinical consequences of child abuse and neglect: Increased disease vulnerability and poor treatment response in mood disorders. The American Journal of Psychiatry, 177(1), 20-36. https://doi.org/10.1176/appi.ajp.2019.19010020

Matsuda, Y., McCabe, B. E., & Behar-Zusman, V. (2021). Mothering in the context of mental disorder: Effect of caregiving load on maternal health in a predominantly hispanic sample. Journal of the American Psychiatric Nurses Association, 27(5), 373-382. https://doi.org/10.1177/1078390320907693

Minayo, M. C. Z. (2013). O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde [The knowledge challenge: Qualitative research in health] (13th ed.). Hucitec.

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. (2021). Abuso sexual contra crianças e adolescentes – abordagem de casos concretos em uma perspectiva multidisciplinar e interinstitucional [Sexual abuse against children and adolescents – approaching concrete cases in a multidisciplinary and inter-institutional]. https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/maio/CartilhaMaioLaranja2021.pdf

Ministério da Saúde, & Conselho Nacional do Ministério Público. (2014). Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no SUS: Tecendo redes para garantir direitos [Psychosocial care to children and adolescents in the Brazilian Health System (SUS/Brazil): Weaving networks to ensure rights]. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_psicossocial_criancas_adolescentes_sus.pdf

Nascimento, F. K., Reis, R. A., Saadeh, A., Demétrio, F., Rodrigues, I. L. A., Galera, S. A. F., & Santos, C. B. (2020). Brazilian transgender children and adolescents: Attributes associated with quality of life. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 28, e3351. http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3504.3351

Nguyen, H. T. L., Nakamura, K., Seino, K., & Al-Sobaihi, S. (2019). Impact of parent–adolescent bonding on school bullying and mental health in Vietnamese cultural setting: Evidence from the global school-based health survey. BMC Psychology, 7(1), 16. https://doi.org/10.1186/s40359-019-0294-z

Russotti, J., Handley, E. D., Rogosch, F. A., Toth, S. L., & Cicchetti, D. (2020). The interactive effects of child maltreatment and adolescent pregnancy on late-adolescent depressive symptoms. Journal of Abnormal Child Psychology, 48(9), 1223-1237. https://doi.org/10.1007/s10802-020-00669-w

Souza, S. C., & Rodrigues, T. M. (2020). Depressão infantil: Considerações para professores da educação básica [Child depression: Considerations for basic education teachers]. Brazilian Journal of Development, 6(6), 34326-34338. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-106

Tong, A., Sainsbury, P., & Craig, J. (2007). Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): A 32-item checklist for interviews and focus groups. International Journal for Quality in Health Care, 19(6), 349-357. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm042

van Harmelen, A.-L., Gibson, J. L., St Clair, M. C., Owens, M., Brodbeck, J., Dunn, V., Lewis, G., Croudace, T., Jones, P. B., Kievit, R. A., & Goodyer, I. M. (2016). Friendships and family support reduce subsequent depressive symptoms in at-risk adolescents. PloS One, 11(5), e0153715. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0153715

Walsh, F. (2016). Strengthening family resilience (3rd ed.). Guilford.

World Health Organization. (2017). Depression and other common mental disorders: Global health estimates. https://apps.who.int/iris/handle/10665/254610

Zhao, J., Xiang, Y., Zhang, W., Dong, X., Zhao, J., & Li, Q. (2021). Childhood maltreatment affects depression and anxiety: The mediating role of emotional intelligence. International Journal of Mental Health and Addiction, 19(6), 2021-2030. https://doi.org/10.1007/s11469-020-00297-x

Zhou, Q., Yin, Z., Wu, W., & Li, N. (2020). Childhood familial environment and adulthood depression: Evidence from a Chinese population-based study. International Health, 12(4), 299-316. https://doi.org/10.1093/inthealth/ihz084

Publicado

2023-05-06

Edição

Seção

Psicologia da Saúde

Como Citar

Pontes, E. R., Silva, M. R. S. da, Pai, S. D., Alfaro, E. B., & Santos, A. M. dos. (2023). Crianças e Adolescentes com Depressão: Percepção de Familiares Cuidadores. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3312. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3312