A Narrativa Autobiográfica como Instrumento Metodológico da Rede de Significações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3326

Palavras-chave:

metodologia, autobiografia, pesquisa qualitativa, desenvolvimento humano, gênero

Resumo

O estudo apresenta brevemente a perspectiva teórico-metodológica da Rede de Significações (RedSig) e suas implicações metodológicas. O presente estudo teve como objetivo problematizar a narrativa autobiográfica como ferramenta metodológica possível para abordar o estudo do desenvolvimento com a especificidade de compreender processos de transformações constitutivos da ontogênese humana, em uma perspectiva interacional como é o caso da RedSig.Retoma-se um estudo realizado a partir de narrativas autobiográficascom cinco drag queens adultas, com idade entre 20 e 39 anos, explorando experiências pessoais e artísticas. Suasnarrativas foram analisadas microgeneticamente e são alçados alguns conceitos centrais da Rede de Significações − campos interativos dialógicos, matriz sócio-histórica e temporalidades. A narrativa autobiográfica das participantes se constitui como um campo profícuo de análise qualitativa, permitindo abordar os processos de mudança e transformação ao longo da vida. Em decorrência, promove-se um diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia Social e Cultural.

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Publicado

2024-05-06

Edição

Seção

Thematic Dossier “Methodological Challenges in Psychology: Contributions to Academic Practice and Training”

Como Citar

Ferreira, L. R., Aléssio, R. L. dos S., & Pedrosa, M. I. (2024). A Narrativa Autobiográfica como Instrumento Metodológico da Rede de Significações. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3326. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3326