Intervenções de Carreira para Promoção de Igualdade de Gênero: Aspectos Metodológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3320

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional, gênero, mulheres, trabalho, trabalho feminino

Resumo

Mulheres comumente enfrentam uma rede complexa de barreiras que prejudicam sua trajetória de carreira. Diante disso, o objetivo deste estudo consiste em abordar as intervenções de carreira como estratégia metodológica para mitigar das desigualdades de gênero no mundo do trabalho. Considerando o cenário de desigualdades vivido pelas mulheres, é necessário atenção na construção de intervenções, para que os problemas não se agravem com iniciativas superficiais e que focam apenas nos indivíduos. Este estudo discute a desigualdade de gênero nas carreiras; faz recomendações para pesquisas com foco em intervenções; exemplifica algumas intervenções e fornece um passo-a-passo para a elaboração de intervenções, que consiste na escolha do referencial teórico, definição dos objetivos, público-alvo e contexto, identificação dos recursos, estruturação da intervenção, definição do conteúdo, das atividades e avaliação. São discutidos os limites e possibilidades do uso das intervenções em pesquisas sobre gênero e carreira, além dos desafios desse campo científico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ligia Carolina Oliveira-Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Australian National University, Canberra-ACT, Australia

Referências

Barbosa, V. N. M., & Moura, J. F. (2021). Intersecções entre gênero, raça e pobreza na vida de mulheres no nordeste do Brasil [Intersections between gender, race and poverty in women in the northeast of Brazil]. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 21(4), 1478-1499. https://doi.org/10.12957/epp.2021.64031

Benevides, B. G., & Nogueira, S. N. B. (2020). Dossiê assassinatos e violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2019 [Report on murders and violence against Brazilian transvestites and transsexuals in 2019]. ANTRA. http://www5.tjba.jus.br/portal/wp-content/uploads/2021/05/dossie-trans-2021-29jan2021-1.pdf

Bezrukova, K., Spell, C. S., Perry, J. L., & Jehn, K. A. (2016). A meta-analytical integration of over 40 years of research on diversity training evaluation. Psychological Bulletin, 142(11), 1227-1274. https://psycnet.apa.org/buy/2016-43598-001

Catalyst. (2022). Women in management (Quick take). https://www.catalyst.org/research/women-in-management/

Chang, E. H., Milkman, K. L., Gromet, D. M., Rebele, R. W., Massey, C., Duckworth, A. L., & Grant, A. M. (2019). The mixed effects of online diversity training. Proceedings of the National Academy of Sciences, 116(16), 7778-7783. https://doi.org/10.1073/pnas.1816076116

Collins, C., Landivar, L. C., Ruppanner, L., & Scarborough, W. J. (2021). COVID‐19 and the gender gap in work hours. Gender, Work & Organization, 28(S1), 101-112. https://doi.org/10.1111/gwao.12506

Dobbin, F., & Kalev, A. (2018). Why doesn't diversity training work? The challenge for industry and academia. Anthropology Now, 10(2), 48-55. https://doi.org/10.1080/19428200.2018.1493182

Eagly, A. H., Wood, W., & Diekman, A. B. (2000). Social role theory of sex differences and similarities: A current appraisal. In T. Eckes, & H. M. Trautner (Eds.), The developmental social psychology of gender (pp. 123–174). Erlbaum.

Falco, L. D., & Summers, J. J. (2019). Improving career decision self-efficacy and STEM self-efficacy in high school girls: Evaluation of an intervention. Journal of Career Development, 46(1), 62-76. https://doi.org/10.1177%2F0894845317721651

Glick, P., & Fiske, S. T. (2011). Ambivalent sexism revisited. Psychology of Women Quarterly, 35(3), 530–535. https://doi.org/10.1177/0361684311414832

Guthridge, M., Kirkman, M., Penovic, T., & Giummarra, M. J. (2022). Promoting gender equality: A systematic review of interventions. Social Justice Research, 35(3), 318-343. https://doi.org/10.1007/s11211-022-00398-z

Holloway-Friesen, H. (2021). The role of mentoring on hispanic graduate students’ sense of belonging and academic self-efficacy. Journal of Hispanic Higher Education, 20(1), 46–58. https://doi.org/10.1177/1538192718823716

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasi [Social inequalities by color or race in Brazil]. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/25844-desigualdades-sociais-por-cor-ou-raca.html

Kossek, E. E., Su, R., & Wu, L. (2017). “Opting out” or “pushed out”? Integrating perspectives on women’s career equality for gender inclusion and interventions. Journal of Management, 43(1), 228-254. https://doi.org/10.1177/0149206316671582

Lau, P. L., Chung, Y. B., & Wang, L. (2021). Effects of a career exploration intervention on students’ career maturity and self-concept. Journal of Career Development, 48(4), 311-324. https://doi.org/10.1177/0894845319853385

Lau, V. W. Y., Scott, V. L., Warren, M. A., & Bligh, M. C. (2023). Moving from problems to solutions: A review of gender equality interventions at work using an ecological systems approach. Journal of Organizational Behavior, 44(2), 399-–419. https://doi.org/10.1002/job.2654

Lent, R. W., & Brown, S. D. (2019). Social cognitive career theory at 25: Empirical status of the interest, choice, and performance models. Journal of Vocational Behavior, 115, 103316. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2019.06.004

Ly, A. (2022). Developing future global leaders' competencies in a business school course: A case study of a course design inspired by team-based learning. In J. S. Osland, B. S. Reiche, B. Szkudlarek, & M. E. Mendenhall (Eds.), Advances in global leadership (Vol. 14). Emerald Publishing.

Morici, R., Massaro, D., Brajda Bruno, F., & Boerchi, D. (2022). Increasing refugees’ work and job search self-efficacy perceptions by developing career adaptability. Social Sciences, 11(5), 197. https://doi.org/10.3390/socsci11050197

Mullen, C. A., & Klimaitis, C. C. (2021). Defining mentoring: A literature review of issues, types, and applications. Annals of the New York Academy of Sciences, 1483(1), 19-35. https://doi.org/10.1111/nyas.14176

Oliveira-Silva, L. C., & Parreira, V. A. D. (2022). Barriers and coping of women in predominantly male careers. Revista Estudos Feministas, 30(1), e74161. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n174161

Oliveira-Silva, L. C., & Pellissari, M. E. C. (2023). Mentoria de carreira para universitárias em STEM: Relato de intervenção [Career mentoring for university students in STEM: Intervention report]. In A. L. Andrade, D. Boucinha, F. P. Ramos, & M. Z. Oliveira (Orgs.), Intervenções em carreira e promoção de saúde mental para universitários [Career interventions and mental health promotion for university students] (pp. 135-153). Editora da PUCRS.

Phillips, S. D. (2023). Women and career development: Some new answers, many more questions. The Counseling Psychologist, 51(6), 00110000231173463. https://doi.org/10.1177/00110000231173463

Pires, F. M., Ribeiro, M. A., & Andrade, A. L. D. (2020). The Psychology of Working Theory: An inclusive perspective for career guidance. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 21(2), 203-214. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v21n2/a08v21n2.pdf

Santos, A. R., & Ribeiro, M. A. (2021). Revisão integrativa: Avaliação de intervenções em orientação profissional e de carreira com adultos [Adults career guidance and counseling intervention assessment: An integrative review]. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 22(2), 109-121. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v22n2/a01v22n2.pdf

Ryan, M. (2022). To advance equality for women, use the evidence. Nature, 604(7906), 403. https://doi.org/10.1038/d41586-022-01045-y

Warren, M. A., & Bordoloi, S. D. (2021). Going beyond good colleagues: Men’s and women’s perspectives on allyship behaviors toward women faculty in male-dominated disciplines in academia. Journal of Diversity in Higher Education. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/dhe0000369

Wong, C. Y. E., Kirby, T. A., Rink, F., & Ryan, M. K. (2022). Intersectional invisibility in women’s diversity interventions. Frontiers in Psychology, 13, 791572. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.791572

World Economic Forum (2022). Global gender gap report 2022. https://www.weforum.org/reports/global-gender-gap-report-2022

Publicado

2024-05-06

Edição

Seção

Thematic Dossier “Methodological Challenges in Psychology: Contributions to Academic Practice and Training”

Como Citar

Oliveira-Silva, L. C. ., & Barbosa-Silva, L. . (2024). Intervenções de Carreira para Promoção de Igualdade de Gênero: Aspectos Metodológicos. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3320. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3320