Representações sociais da depressão no contexto escolar

Autores

  • Karla Carolina Silveira Ribeiro Universidade Federal da Paraíba
  • Josevânia da Silva Cruz de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Maria da Penha de Lima Coutinho Universidade Federal da Paraíba
  • Ludgleydson Fernandes de Araújo Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300011

Palavras-chave:

Depressão infantil, Representação social, Escola

Resumo

Esta pesquisa objetivou apreender as representações sociais da depressão elaboradas por crianças inseridas no Ensino Fundamental, em uma escola publica em João Pessoa-PB. Participaram 553 crianças, de ambos os sexos na faixa etária entre sete e doze anos. Foram utilizados como instrumentos o CDI - Inventário da Depressão Infantil, empregado como screening na seleção da amostra, e a técnica projetiva Desenho-Estória com Tema, o qual foi analisada pelo modelo proposto por Coutinho. Os dados obtidos evidenciam que a depressão está ancorada principalmente a fatores psicossociais, que são expostos pelas crianças como falta de amigos, pessoa isolada e medo de ser rejeitado. Essas associações são resultados das vivências das crianças, como também das informações e representações vinculados ao seu grupo de pertença. Os resultados implicam na necessidade de práticas preventivas e educacionais nas instituições de ensino com a finalidade de contribuir para uma melhor qualidade de vida desses indivíduos.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Ribeiro, K. C. S., Oliveira, J. da S. C. de, Coutinho, M. da P. de L., & Araújo, L. F. de. (2007). Representações sociais da depressão no contexto escolar . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(38), 417-430. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300011