Descrição das propostas do Ministério da Educação na avaliação da deficiência intelectual

Autores

  • Aline Aparecida Veltrone Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Psicologia
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300014

Palavras-chave:

educação especial, inclusão escolar, retardo mental, avaliação de necessidades

Resumo

Este artigo objetiva descrever e analisar as recomendações oficiais do Ministério da Educação (MEC) para identificação da deficiência intelectual em escolares. O estudo foi realizado por meio da análise de documentos legais e normativos do MEC sobre avaliação da deficiência intelectual. Para tanto, primeiramente foi construído um protocolo de análise que deveria ser preenchido com os seguintes dados: nome do documento, descrição e síntese. O modelo do protocolo de análise foi dividido em três temas: definição da condição da deficiência intelectual, avaliação da condição da deficiência intelectual e atendimento educacional. Os resultados evidenciam que há no país uma indefinição legal a respeito das diretrizes oficiais sobre como identificar os alunos com deficiência intelectual, cujas consequências na prática são ainda desconhecidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Veltrone, A. A., & Mendes, E. G. (2011). Descrição das propostas do Ministério da Educação na avaliação da deficiência intelectual . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(50), 413-421. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300014