O Papel da Consciencia Morfossintatica na Segmentacao Lexical Convencional

Autores

  • Sandra Regina Kirchner Guimaraes Universidade Federal do Parana

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272355201310

Resumo

A partir do estágio alfabético de aquisição da escrita o aprendiz precisa enfrentar questões relativas à ortografia, entre elas a segmentação do escrito em palavras gráficas. O objetivo deste estudo foi investigar a segmentação convencional de palavras e sua relação com a consciência morfossintática em uma amostra de alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental de escolas públicas. Os resultados revelaram uma discrepância entre a identificação oral de palavras e o desempenho na segmentação da escrita, sendo três os critérios utilizados pelos alunos para definição de “palavra”: 1º) sentido pleno; 2º) sequência de letras e não apenas uma ou duas; 3º) frequência de utilização do vocábulo. Análises estatísticas mostraram correlações positivas e significativas entre segmentação convencional e consciência morfossintática. Infere-se que as habilidades morfossintáticas favorecem o estabelecimento da noção convencional de palavra e sugere-se que os professores promovam o desenvolvimento dessas habilidades para garantir aos alunos maior domínio na linguagem escrita.

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Publicado

2013-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Guimaraes, S. R. K. (2013). O Papel da Consciencia Morfossintatica na Segmentacao Lexical Convencional. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(55), 225-233. https://doi.org/10.1590/1982-43272355201310