Diferenças Intra e Inter Individuais na Inteligência Social de Estudantes Portugueses

Autores

  • Joana Carneiro Pinto Universidade Católica Portuguesa; Universidade Católica Portuguesa
  • Liliana Faria Universidade Europeia; Universidade Europeia
  • Neide Gaspar Instituto Superior de Línguas e Administração; Instituto Superior de Línguas e Administração
  • Maria do Céu Taveira Universidade do Minho; Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272561201503

Resumo

A inteligência social constitui uma condição favorável à tomada de decisão e ao desenvolvimento vocacional. Este trabalho visa caracterizar os níveis de inteligência social, e analisar as diferenças intra e interindividuais, em alunos portugueses em anos de pré-transição vocacional. Participaram 1095 alunos (552, 50% mulheres), com uma média de idades de 14,78 anos (DP = 1,86), do 8º, 10º, e 11º níveis escolares. Administrou-se a Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS), em dois momentos (T1 e T2), com seis meses de intervalo. Os resultados indicam que o 8º ano obteve resultados médios superiores, nos índices de Resolução de Problemas, Motivação e Autoconfiança (T1), enquanto o 10º ano obteve resultados superiores, em Resolução de Problemas, Motivação e Familiaridade (T2). Entre momentos de avaliação, registra-se, para todos os níveis escolares, um aumento em Resolução de Problemas e Autoconfiança em situações sociais. Estes resultados constituem condições psicológicas favoráveis à promoção do questionamento ético nas intervenções de orientação vocacional.

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Publicado

2015-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pinto, J. C., Faria, L., Gaspar, N., & Taveira, M. do C. (2015). Diferenças Intra e Inter Individuais na Inteligência Social de Estudantes Portugueses . Paidéia (Ribeirão Preto), 25(61), 153-161. https://doi.org/10.1590/1982-43272561201503