Atitude: desdobramentos e confrontos do treinamento do ator no processo de criação do espetáculo Cidade Submersa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2012.36122Palavras-chave:
Treinamento do ator, Atitude, Processo criativoResumo
O escopo deste artigo é delimitar o conceito de atitude como elemento do trabalho realizado pelos atores do grupo IMPULSO Coletivo durante o processo de criação do espetáculo Cidade Submersa. O texto apresenta-se como um relato de trabalho, no qual abordamos as diversas etapas que a ideia de atitude tomou durante o processo criativo, desde seu surgimento como uma metáfora durante o treinamento físico, até seu desdobramento como uma noção-chave que se expandiu para além das fronteiras do espaço fechado e do tempo predeterminado dos ensaios, na medida em que o processo de criação ampliou-se como uma proposta de ação política na comunidade da Vila Itororó, localizada no bairro da Bela Vista, São Paulo. A noção de atitude configurou-se como um conceito operante do processo de criação, definindo-se como uma postura ativa que funde aspectos éticos e técnicos no trabalho do ator com vistas a implicar-se de forma integral na experiência da criação.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).