zum Theater: Estética teatral e ensaísmo em Elfriede Jelinek à luz de duas peças
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-8837e230658Palavras-chave:
Elfriede Jelinek, estética teatral, literatura austríaca, teatro de língua alemãResumo
Este artigo discute a estética teatral da autora austríaca Elfriede Jelinek e algumas de suas mudanças mais relevantes ao longo das décadas. A discussão parte de três ensaios da própria autora sobre teatro, Ich schlage sozusagen mit der Axt drein, de 1984, Sinn egal. Körper zwecklos, 1997, e Textflächen, 2013, e de estudos teóricos de Pia Janke e Ulrike Hass, ambos publicados em 2013. Em seguida, este estudo examina as peças Was geschah, nachdem Nora ihren Mann verlassen hatte oder Stützen der Gesellschaften, escrita em 1979 e publicada em 2018, e Schatten (Eurydike sagt), de 2013, com o objetivo de analisar como os diferentes procedimentos sublinhados pela autora em seus ensaios são trabalhados nessas duas peças.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A morte do Autor: In: BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. Tradução: Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004, 57-64.
BARTHES, Roland. Mitologias. Tradução: Rita Buongermino e Pedro Souza. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BLANK, Claudia. Regietheater – eine deutsch-österreichische Geschichte. Berlin: Henschel Verlag, 2020.
BOHUNOVSKY, Ruth; BACHMANN, Cristiane Gonçalves. Elfriede Jelinek – “Sombra (Eurídice diz)”. Belas Infiéis, Brasília, v. 9, n. 2, 261–280, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/27435 (23/09/2023).
CANDIDO, Antonio. A Personagem do Romance. In: CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, Anatol; PRADO, Décio de Almeida; GOMES, Paulo Emilio Salles. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2000, 55-80.
DEGNER, Uta. „Mythendekonstruktion“. In: JANKE, Pia (org). Jelinek-Handbuch. Stuttgart: J.B. Metzler, 2013, 41-46.
FISCHER, Jeans. Sprache und Symbole: Wie gehen aktuelle Inszenierungen mit Jelineks material um? Ein Vergleich von Inszenierungen aus Bonn, Lübeck, Mülheim und Paderborn. Eine sprachwissenschaftliche Analyse. Die deutsche Bühne, ano 89, n.10, 64-67, 2018.
FUCHS, Isabela. As mulheres de direita são muito mais bonitas que as de esquerda. Le Monde Diplomatique Brasil, 6 dez. 2018. Especial Tendências autoritárias no tempo presente. Disponível em: https://diplomatique.org.br/as-mulheres-de-direita-sao-muito-mais-bonitas-que-as-de-esquerda/ (10/12/2023).
HASS, Ulrik. Textformen. Theaterästhetik. In: JANKE, Pia (org). Jelinek-Handbuch. Stuttgart: J.B. Metzler, 2013, 62-68.
IBSEN, Henrik. Casa de bonecas. Tradução: Cecil Thiré. São Paulo: Abril Cultural, 1976.
IBSEN, Henrik. Pilares da Sociedade. Tradução: Pedro Fernandes. Lisboa: Livros Cotovia, 2008.
JELINEK, Elfriede. Ich schlage sozusagen mit der Axt drein. TheaterZeitSchrift, n. 7, 14-16, 1984.
JELINEK, Elfriede. Die unendliche Batterie (für Salman Rushdie). Elfriede Jelinek, 2022. Disponível em: https://original.elfriedejelinek.com/frushdie.html (25/08/2024).
JELINEK, Elfriede. Sinn egal. Körper zwecklos. https://original.elfriedejelinek.com/. 1997. Disponível em: https://original.elfriedejelinek.com/ (27/08/2024).
JELINEK, Elfriede. Schatten (Eurydike sagt). https://original.elfriedejelinek.com/. 2013a. Disponível em: https://original.elfriedejelinek.com/ (27/08/2024).
JELINEK, Elfriede. Textflächen. https://original.elfriedejelinek.com/. 2013b. Disponível em: https://original.elfriedejelinek.com/ (27/08/2024).
JELINEK, Elfriede. Unruhiges Wohnen. https://original.elfriedejelinek.com/. 1998. Disponível em: https://original.elfriedejelinek.com/ (27/08/2024).
JELINEK, Elfriede. Was geschah, nachdem Nora ihren Mann verlassen hatte oder Stützen der Gesellschaften. In: JELINEK, Elfriede. Theaterstücke. Hamburg: Rowohlt Taschenbuch Verlag, 2018, 7-78.
JELINEK, Elfriede. O que aconteceu após nora deixar a Casa de Bonecas ou Pilares das Sociedades. Tradução: NERI, Angelica; EBERSPÄCHER, Gisele, ABDALA JR., Luiz, BOHUNOVSKY, Ruth. São Paulo: Temporal, 2023.
JUERS-MUNBY, Karen; PELKA, Artur. "Postdramatik?": Zur aktuellen Forschungssituation mit Blick auf Elfriede Jelinek. In: JANKE, Pia; KOVACS, Teresa (org.). "Postdramatik". Diskurse. Kontexte. Impulse. Wien: Praesens Verlag, 2015, 17-31. Disponível em: https://fpjelinek.univie.ac.at/fileadmin/user_upload/proj_ejfz/PDF- Downloads/Pel ka_Juers-Munbyx.pdf (22/06/2023).
KREICHBAUM, Reinhard. Die Unterwelt als Über-Brettl. nachkritik.de, 2013. Disponível em: https://www.nachtkritik.de/index.php?option=com_content&view=article&id=7654:schatten-eurydike-sagt-matthias-hartmann-inszeniert-im-wiener-akademietheater-sein-erstes-jelinek-stueck&catid=81&Itemid=100190 (10/12/2023).
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático. Tradução: SÜSSEKIND, Pedro. São Paulo: Cosac-Naify, 2007.
MARIACHER, Barbara. Die Tektonik in der Tiefe: Elfriede Jelineks „Sprachflächen“ als zeitgemäße und innovative künstlerische Ausdrucksform. Eine sprachwissenschaftliche Analyse. Die deutsche Bühne, ano 89, n.10, 2018, 48-51.
MEISTER, Monika. Bezüge zur Theatertradition. In: JANKE, Pia (org). Jelinek-Handbuch. Stuttgart: J.B. Metzler, 2013, 68-72.
RUDOLPH, Sebastian. Sprache der Macht. Die deutsche Bühne, ano 89, n.10, 2018, 52-53.
SZCZEPANIAK, Monika. Essayistische Texte. In: JANKE, Pia (org). Jelinek-Handbuch. Stuttgart: J.B. Metzler, 2013, 237-246.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pandaemonium Germanicum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.