Desafios do uso do livro didático no ensino superior

uma análise empírica exploratória da recepção de aspectos de vocabulário, gramática e exercícios do livro DaF Kompakt

Autores

  • Anelise Gondar Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mergenfel A. Vaz Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372237302

Palavras-chave:

análise de livro didático, alemão como língua estrangeira, pesquisa qualitativa

Resumo

Dos vários recursos disponíveis ao aprendizado da língua estrangeira (LE), o livro didático tem provado ser indubitavelmente um dos elementos centrais para os mecanismos de ensino-aprendizagem em nossas salas de aula ao longo das décadas (RÖSLER; SCHART 2016). Este artigo avança as discussões atuais acerca da utilização do livro didático de alemão como língua estrangeira (ALE) especificamente no contexto do ensino superior brasileiro e tem como objetivo apresentar e discutir criticamente a partir de uma pesquisa exploratório-interpretativa (CASPARI; HELBIG; SCHMELTER 2007) a percepção dos alunos sobre o livro didático DaF Kompakt, utilizado por uma universidade pública no Rio de Janeiro que oferece o Curso de Letras Português-Alemão. O artigo apresenta inicialmente uma discussão acerca do papel do livro didático e das crenças e percepções discentes sobre ensino-aprendizagem de ALE, em seguida apresenta e analisa os dados coletados por meio de pesquisa qualitativa junto a discentes do ensino superior e, por fim, propõe uma agenda de pesquisa que aponta para possibilidades de análise crítica do uso do livro didático de língua estrangeira e de uma investigação mais aprofundada e contrastiva sobre limites e possibilidades dos materiais usados em cursos de língua alemã nas universidades brasileiras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-02-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GONDAR, Anelise; FERREIRA, Mergenfel A. Vaz. Desafios do uso do livro didático no ensino superior: uma análise empírica exploratória da recepção de aspectos de vocabulário, gramática e exercícios do livro DaF Kompakt. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 22, n. 37, p. 302–330, 2019. DOI: 10.11606/1982-88372237302. Disponível em: https://periodicos.usp.br/pg/article/view/155130.. Acesso em: 3 nov. 2024.