Abundância e associação de micro-habitats de Barbourula busuangensis (Anura: Bombinatoridae) na ilha de Busuanga, Filipinas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v23i1p65-78Palavras-chave:
Anfíbios, Bacia hidrográfica, Espécie endêmica, Palawan, RiachoResumo
Barbourula busuangensis, popularmente conhecida como rã-de- cabeça-chata-das-filipinas, é uma espécie quase ameaçada e endêmica de Palau, Filipinas. Apesar de seu nicho ecológico distinto e características únicas, como a cabeça e o corpo achatados que suportam seu estilo de vida totalmente aquático, são limitados os estudos efetuados para compreender seus requisitos de habitat e status populacional. Realizamos levantamentos visuais e capturas manuais ao longo de transectos de 30–100 m em dois distritos, Cheey e New Busuanga. Um total de 270 indivíduos foi registado, e as variáveis de micro-habitat foram comparadas entre os dois locais. A abundância de B. busuangensis foi significativamente maior em Cheey do que em New Busuanga. Encontramos diferenças significativas em seis variáveis-chave do micro-habitat (umidade relativa, temperatura, profundidade e largura do riacho/rio, percentagem de rochas, fluxo e turbidez da água) entre os dois locais, sugerindo condições ambientais diversas com impacto nas populações. Além disso, 14% das rãs capturadas (23 indivíduos) apresentavam deformações morfológicas, embora a causa permaneça indeterminada. Nossas descobertas ressaltam a necessidade urgente de mais pesquisas e esforços de conservação direcionados a garantir a sobrevivência dessa espécie. Este estudo fornece dados essenciais sobre a distribuição e as preferências de habitat de B. busuangensis, sugerindo estratégias de conservação para mitigar o declínio da população e abordar os desafios ambientais que afetam esse anfíbio único.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ESALQ-USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All material originally published in Phyllomedusa belongs to Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo. All contents are under a license of Creative Commons BY-NC-ND.