Em São Paulo a gente nunca sabe se poluição é neblina - Notas sobre etnografia em um “cinemão” paulistano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i6p44-64Palavras-chave:
pegação, cinemão, afeto e erotismo entre homens, políticaResumo
Este ensaio busca discutir resultados de uma pesquisa feita durante minha graduação sobre interações eróticas e afetivas entre homens dentro de um cinema pornô no centro da cidade de São Paulo. A partir da minha experiência enquanto frequentador e etnógrafo de tal espaço, analiso as dinâmicas associadas às práticas e interações que caracterizam o “cinemão” (isto é, as práticas que levam esse nome e o local onde acontecem), bem como a relação entre as áreas internas e práticas afetivas e eróticas que lá se flagram. Tais análises correspondem a um triplo objetivo: pensar em processos de ocupação dos cinemas centrais na cidade de São Paulo, problematizar metodologia e análise em campos marcados por afeto e erotismo entre homens, e propor uma análise crítica das práticas de pegação a partir de abordagem antropológica e filiada aos estudos de gênero e sexualidade
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.