Sobre la revista

Foco e Escopo

Primeiros Estudos - Revista de Ciências Sociais é uma publicação eletrônica de caráter científico, com periodicidade semestral, organizada por estudantes do campo de Ciências Humanas e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Seu objetivo é estimular e aproximar os graduandos de todo o país do cotidiano de produção e publicação de artigos, resenhas e traduções com temas vinculados às três grandes áreas que compõem o curso de Ciências Sociais, a saber: Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

Periodicidade

A Primeiros Estudos funciona em fluxo contínuo.

Política Anti-plágio

A revista adota procedimentos que incluem o uso de ferramenta de prevenção de plágio iThenticate, visando garantir a originalidade e integridade das publicações, bem como conferências adicionais realizadas pela comissão editorial e através de orientações aos pareceristas.

Política de Acesso Livre e Licensa de uso

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem ônus para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.

This is an open access journal which means that all content is freely available without charge to the user or his/her institution. Users are allowed to read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full texts of the articles, or use them for any other lawful purpose, without asking prior permission from the publisher or the author. This is in accordance with the BOAI definition of open access.

Creative Commons License

Os trabalhos publicados nesta revistão são licenciados sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Fontes de Apoio

Recebemos apoio dos departamentos de Antropologia, Ciência Política e Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Histórico do periódico

A iniciativa para a criação de um periódico científico para a graduação em Ciências Sociais partiu de um grupo de estudantes da Universidade de São Paulo, que se juntaram em torno da ideia de fomentar e dar visibilidade às pesquisas realizadas pelos graduandos. A ideia foi apresentada aos professores, que imediatamente acolheram a iniciativa.

Após reuniões para articular os apoios e definir o escopo da revista, a Primeiros Estudos foi oficialmente fundada em 24 de novembro de 2010, em um evento organizado por sua Comissão Executiva. O evento marcou a abertura da primeira chamada de trabalhos, e teve a presença dos professores da Comissão de Graduação do curso de Ciências Sociais da FFLCH/USP.

Um dos diferenciais da Primeiros Estudos foi o de fazer uma publicação eletrônica e gratuita, apostando na utilização do Open Journal System (OJS) para gerenciamento e publicação do conteúdo na internet, plataforma ainda incipiente em 2010 no Brasil. A aposta se mostrou frutífera: além do OJS ser o software recomendado pela CAPES para publicação eletrônica, em 2012 o Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI/USP) relançou o portal de revistas científicas da USP em OJS. Em parceria com a Seção Técnica de Informática da FFLCH/USP, iniciaram o projeto de treinamento de editores em OJS com o suporte técnico adequado. A Primeiros Estudos integra o portal de revistas da USP desde o seu lançamento, em 22 de outubro de 2012.

Durante o processo editorial do número 3 da Primeiros Estudos, outros acontecimentos contribuíram para consolidar o projeto. A Humanitas, editora da FFLCH/USP, assumiu a editoração e diagramação das nossas edições dali em diante. A seção de Traduções passou a contar com o apoio financeiro dos três departamentos do curso de Ciências Sociais da FFLCH/USP para obtenção dos direitos autoriais de textos sugeridos pelos docentes para as disciplinas ministradas na graduação. Por fim, o reconhecimento institucional da Primeiros Estudos como um periódico oficial da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), aprovado pela congregação da faculdade em 27 de setembro de 2012. A partir da edição número 3, a Comissão Executiva se tornou Comissão Editorial.