Corpos desviantes no ciberespaço: uma etnografia sobre avatares negros no Second Life
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i4p69-78Palabras clave:
Second Life, avatar, agência, aparênciaResumen
O trabalho consiste em uma observação no Ciberespaço como espaço social, considerando este um estado de afetos e abandonando perspectivas de um ciberespaço como meio comunicacional, e de um social como construção material. A partir da ideia de que o ciberespaço é feito de sujeitos homens-máquinas, usuários/avatares, fizemos uma investigação etnográfica no mundo virtual 3D Second Life, a fim de observar e compreender as aparências dos corpos e como se manifesta a hegemonia hiperbólica como estrutura, neste ambiente de sociabilidade. Pudemos observar a presença e atuação de marcadores sociais neste ambiente, remontando diferenças e desigualdades da nossa realidade não virtual. Residentes desviantes portadores de agência são nosso principal objeto de estudo, para isso fixamos foco no avatar negro, minoria neste universo.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.