Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Diretrizes Gerais de submissão

A Primeiros Estudos só aceitará os trabalhos que seguirem estritamente as exigências de submissão. A Comissão Editorial se reserva ao direito de recusar trabalhos que não atendam às normas estabelecidas, ou que sejam considerados inadequados à nossa proposta editorial.

Os conceitos emitidos em trabalhos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. Ao submeter um trabalho, o autor abre mão de seus direitos autorais voluntariamente. As normas para publicações podem ser acessadas aqui. É necessário o cumprimento dessas normas para aceitação do material submetido. Serão aceitas apenas submissões que sigam este modelo de formatação.

Casos omissos serão definidos pela comissão editorial que poderá ser contactada em primeirosestudos@usp.br. Casos de plágio serão imediatamente recusados e reportados.

A revista adota procedimentos que incluem o uso de ferramenta de prevenção de plágio iThenticate, visando garantir a originalidade e integridade das publicações, bem como conferências adicionais realizadas pela comissão editorial e através de orientações aos pareceristas.

Esclarecimentos Procedimentais

1. Chamada de trabalhos

  • A Primeiros Estudos receberá submissões de artigos, ensaios, intervenções artísticas e traduções em fluxo contínuo. A Comissão Editorial também poderá realizar chamadas com prazos específicos caso necessite aumentar o fluxo de submissões (geral ou temática).

2. Submissão de trabalhos

  • A submissão de trabalhos será feita unicamente pelo site. O autor deve cadastrar-se no site, na opção autor, gerar loginsenha. Ao fazer o login, será direcionado à Página do Usuário, na qual deverá clicar em [Nova submissão].
  • O processo de submissão divide-se em quatro passos. O autor deve preencher todos os passos adequadamente. O não cumprimento dessa exigência acarretará na rejeição do trabalho. Os campos de preenchimento facultativo serão indicados.
  • Os passos são:
    • a. Início: escolher a Seção (artigos, ensaios, resenhas ou traduções), aceitar as Condições para Submissão, a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o Editor (opcional);
    • b. Transferência do Manuscrito: anexar o arquivo do trabalho no site de acordo com este modelo de formatação e clicar em Transferir;
    • c. Inclusão de Metadados: informações sobre os Autores, Inclusão de Autor (se houver), Título e Resumo, Indexação, e Agências de Fomento (se houver);
    • d. Confirmação: verificar os passos anteriores e clicar em Concluir submissão.

3. Formatação Geral

  • Os trabalhos devem ser submetidos em formato .DOC ou .DOCX, de acordo com este modelo de formatação para o formato de Artigos, Ensaios, Resenhas e Traduções. Submissões em outros formatos não seguirão o processo editorial antes da correção.
  • O título e o subtítulo (caso haja, e que deve ser separado por dois pontos “:”) devem somar no máximo 150 caracteres (sem espaço)
  • O título e/ou o subtítulo não devem estar com todas as letras maiúsculas. Ou seja, em vez de “TÍTULO: SUBTÍTULO”, opte por “Título: Subtítulo”.
  • Os elementos supracitados devem ser apresentados com tradução para o inglês e para o espanhol.
  • As referências bibliográficas deverão estar em ordem alfabética, dentro das normas da ABNT (NBR 6023 de 2020).
  • As citações bibliográficas devem usar o sistema autor-data (NBR 10520).
    • Citação direta ou textual: “Se o gênero são os significados culturais assumidos pelo corpo sexuado, não se pode dizer que ele decorra, de um sexo desta ou daquela maneira” (BUTLER, 2003, p. 24). 
    • Citações diretas superiores a três linhas deverão estar em Times New Roman, tamanho 10 e recuo de 4 cm, espaçamento simples entre linhas. 
    • Citação indireta: segundo Butler (2005), o gênero é constituído culturalmente por significados que o corpo assume. 
  • Notas de rodapé são apenas descritivas, não devem ser demasiado longas, devem ser utilizadas com moderação, e devem ser formatadas em Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.
  • Não é permitido identificar-se nos trabalhos submetidos, de tal forma que autores não devem colocar seus nomes nem no conteúdo ou no nome do arquivo. Além disso, é preciso remover propriedades e informações pessoais dos arquivos submetidos

3.1 Modalidade de Submissão

Artigos

  • Entre 14 e 27 laudas (a contar do início da introdução ao fim da conclusão, portanto exclusive resumos e referências bibliográficas).
  • Resumo e palavras-chave (de 3 a 5) devem somar no máximo 900 caracteres (sem espaço) e devem constar no corpo do texto do arquivo submetido, além de serem inseridos nos campos devidos da plataforma de submissões.
  • Avaliação realizada por dois pareceristas em sistema duplo-cego

Ensaios

  • Entre 5 e 13 laudas (a contar do início da introdução ao fim da conclusão, portanto exclusive resumos e referências bibliográficas). 
  • Resumo e palavras-chave (de 3 a 5) devem somar no máximo 900 caracteres (sem espaço) e devem constar no corpo do texto do arquivo submetido, além de serem inseridos nos campos devidos da plataforma de submissões.
  • A avaliação é realizada por um único parecerista em sistema duplo-cego.
  • Nota explicativa: o que é o Ensaio Acadêmico?
    • Uma modalidade de texto bastante usada na academia, especialmente nas áreas de Ciências Humanas, é o ensaio que consiste na exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, buscando originalidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva. Em um ensaio acadêmico, uma tese (ideia principal) é defendida pelo autor ou autores e, portanto, é preciso expressar claramente qual é essa tese. O leitor de um ensaio acadêmico espera ser informado corretamente sobre o tema a ser tratado e como tal tema será trabalhado.Extraído e adaptado de Redação Acadêmica/Unicamp https://sites.google.com/site/am038a/ensaioacad%C3%AAmico [Acessado em agosto de 2022]

Intervenções Artísticas

  • A Revista Primeiros Estudos propõe uma seção voltada para trabalhos de artes visuais (como fotografias, desenhos, pinturas, etc.) que estabeleçam diálogos e reflexões com o campo das ciências sociais.
  • Máximo de 10 imagens.
  • Autores devem submeter um arquivo seguindo as orientações de formatação geral e devem dispor as imagens nas laudas da maneira e na ordem que preferirem. Todas as imagens devem conter legenda (em português, inglês e espanhol). A intervenção deve conter título, entre três a cinco palavras-chaves e texto, de no máximo 2 laudas, que contextualize o trabalho e a/s técnica/s empregada/s além de uma justificativa que delineie a relevância da intervenção no campo das Ciências Sociais. Ademais, é preciso inserir link para pasta online com as imagens utilizadas em alta definição (formato .png).

Resenhas

  • Entre 3 e 10 laudas (a contar do início da introdução ao fim da conclusão, portanto exclusive resumos e referências bibliográficas).
  • Deve conter título original, além da indicação da obra resenhada. O título da resenha (e não da obra resenhada) deve ser traduzido para o inglês e o espanhol obrigatoriamente. A resenha também deve conter palavras-chave (de 3 a 5), com tradução para o inglês e o espanhol obrigatoriamente.
  • Serão aceitas resenhas de livros recentes (publicados até 5 anos) ou de obras excepcionalmente importantes para o campo das ciências sociais, no que pese a avaliação do corpo editorial.
  • A avaliação das resenhas que atendam os critérios acima será realizada por um único parecerista em sistema duplo-cego.

Confira o modelos de formatação para submissão abaixo:

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Contribuição original e inédita

    O trabalho submetido é uma contribuição original  e inédita do(s) autor(es), que não foi publicada nem está em avaliação em nenhum outro periódico ou veículo impresso/online.

  • Seguir as Normas para publicação

    O trabalho a ser submetido está de acordo com as Normas para Publicação.Verifique se cumpriu todas as regras do modelo de formatação. Submeta em .doc ou .docx

  • Estar dentro do tema da Revista

    O referido trabalho (artigo, resenha ou tradução) contempla uma das três áreas das Ciências Sociais, a saber: Antropologia, Ciência Política ou Sociologia.

Artigos

 As normas para publicações podem ser acessadas aqui. É necessário o cumprimento dessas normas para aceitação do material submetido. Serão aceitas submissões que sigam este modelo de formatação.

Ensaio

 As normas para publicações podem ser acessadas aqui. É necessário o cumprimento dessas normas para aceitação do material submetido. Serão aceitas submissões que sigam este modelo de formatação.

Resenhas

Serão publicadas resenhas de livros completos em qualquer idioma, publicados nos últimos 5 anos, que contemplem uma das 3 (três) áreas das Ciências Sociais;

 As normas para publicações podem ser acessadas aqui. É necessário o cumprimento dessas normas para aceitação do material submetido. Serão aceitas submissões que sigam este modelo de formatação.

Cada resenha será examinada pela Comissão Eitorial que, julgando-a adequada às normas editoriais, a encaminhará para 1 (um) parecerista anônimo, que emitirá o parecer final sobre a publicação;

Traduções

  • Serão aceitas traduções de textos que não possuem versão em português e com relevância para o desenvolvimento de pesquisa e de aprendizado em Ciências Sociais;
  • Os trabalhos elegíveis para tradução serão sugeridos por uma lista em nosso sítio, a qual os colaboradores poderão de candidatar para traduzir;
  • Toda tradução passará por uma avaliação da Comissão Editorial e, se aceita, será enviada a um revisor, que fará a avaliação e as modificações cabíveis para a publicação;
  • Não existe periodicidade para a publicação das traduções.
  • Excepcionalmente nesta seção aceitamos contribuições de graduandos e pós-graduandos.                                                                                               
  • As traduções são recebidas em fluxo contínuo (os textos podem ser submetidos na plataforma a qualquer momento). 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.