Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantis

Autores

  • Jéssica Andrade de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Fabíola de Sousa Braz Aquino Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e200173

Palavras-chave:

concepções, educadoras, creches, bebês, desenvolvimento infantil

Resumo

Este artigo aborda as concepções de educadoras infantis sobre suas atuações com bebês em creches e sobre o desenvolvimento dos bebês nesses contextos. Parte-se da compreensão de que as concepções orientam as práticas profissionais, sendo fundamental compreendê-las para formular estratégias interventivas que potencializem as ações profissionais em creches. Participaram do estudo cinco professoras de educação infantil de creches públicas, as quais responderam a uma entrevista cujo áudio foi gravado e posteriormente transcrito. As respostas das entrevistas foram avaliadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram uma dissonância entre as verbalizações das educadoras e o que postulam teóricos do desenvolvimento e os documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil brasileira. Diante do exposto, afirmamos a relevância das formações continuadas e sugerimos que elas englobem o desenvolvimento infantil e as interações educadorcriança- ambiente, na direção de potencializar esses aspectos e favorecer os processos interativos.

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Biografia do Autor

  • Jéssica Andrade de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brazil

  • Fabíola de Sousa Braz Aquino, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brazil

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantis. (2021). Psicologia USP, 32, e200173. https://doi.org/10.1590/0103-6564e200173