“Música Paraense” e Terruá Pará: identidade regional, indústria cultural e psicologia das massas
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-6564e190161Palavras-chave:
capitalismo, música, narcisismo, identificaçãoResumo
Desde a consolidação de emissoras de rádio e TV no Pará, a mídia local propaga a ideia de uma “música
paraense”, título utilizado com frequência em uma série de eventos recentemente produzidos dentro e fora
do estado. Ao contestar essa singularização, a presente pesquisa apresenta uma análise psicossociológica dos
mecanismos que operam na inter-relação entre indústria cultural e formação de massas, utilizando como objeto
privilegiado de estudo o espetáculo Terruá Pará. Visando tal intento, além do recurso à revisão bibliográfica,
realizou-se uma pesquisa documental sobre parte do material impresso produzido para a terceira edição do festival.
Em termos conclusivos, defende-se que o Terruá Pará, embora pautado por um discurso pretensamente racional
em prol da valorização da música regional, torna-se dialeticamente promotor de irracionalidades expressas na
sugestão de modos de subjetivação específicos que, desconsiderando diversidades, acabam por reduzir o seu
público consumidor à qualidade de multidão abstrata.
Downloads
Referências
Adorno, T. W. (1941). On popular music. In M. Horkheimer (Org.), Studies in philosophy and social sciences (pp. 17-48). New York, NY: Institute of Social Research.
Adorno, T. W. (1986). A indústria cultural. In T. W. Adorno, G. Cohn (Orgs.) & F. Fernandes (Coord.), Sociologia (A. Cohn, trad., pp. 92-99). São Paulo, SP: Ática. (Trabalho original publicado em 1967)
Adorno, T. W. (2001). Teoría de la sociedad e investigación empírica. In T. W. Adorno (Org.), Epistemología y ciencias sociales (V. Gómez, trad., pp. 93-100). Madrid, ES: Ediciones Cátedra. (Trabalho original publicado em 1969)
Adorno, T. W. (2001). Investigación social empírica. In T. W. Adorno (Org.), Epistemología y ciencias sociales (V. Gómez, trad., pp. 101-128). Madrid, ES: Ediciones Cátedra . (Trabalho original publicado em 1975)
Adorno, T. W. (2008). As estrelas descem à terra: a coluna de astrologia do Los Angeles Times: um estudo sobre superstição secundária (P. R. de Oliveira, trad.). São Paulo, SP: Ed. Unesp. (Trabalho original publicado em 1953)
Adorno, T. W. (2015). Antissemitismo e propaganda fascista. In T. W. Adorno (Org.), Ensaios sobre psicologia social e psicanálise (V. Freitas, trad., pp. 137-152). São Paulo, SP: Ed. Unesp . (Trabalho original publicado em 1946)
Adorno, T. W. (2015). Teoria freudiana e o padrão da propaganda fascista. In T. W. Adorno (Org.), Ensaios sobre psicologia social e psicanálise (V. Freitas, trad., pp. 153-189). São Paulo, SP: Ed. Unesp . (Trabalho original publicado em 1951)
Adorno, T. W. (2015). Sobre a relação entre sociologia e psicologia. In T. W. Adorno (Org.), Ensaios sobre psicologia social e psicanálise (V. Freitas, trad., pp. 71-135). São Paulo, SP: Ed. Unesp . (Trabalho original publicado em 1955)
André, M. (2006). Amazônia Groove. [Gravado por M. André]. In Terruá Pará 3 [Mídia de gravação: CD/DVD]. São Paulo, SP: Terruá Pará. (2013).
Baena, T., & Filho, O. (2013). O espetáculo musical Terruá Pará: a música popular massiva convertida em política de estesia. Contemporânea/comunicação e cultura, 11(2), 391-408. doi: https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i2.8146
Castro, F. (2012). Comunicação, identidade e tv pública no Pará. Em Questão, 18(2), 149-167. Recuperado de: https://bit.ly/35dm9Rg
Duarte, R. (2011). Industria Cultural 2.0. Constelaciones - revista de teoria crítica, 3(3), 90-117. Recuperado de: https://bit.ly/3lG5gqV
Espíndola, A., & Nascimento, T. (2013). Guamá. [Gravado por A. Espíndola e A. do Bandolim]. In Terruá Pará 3 [Mídia de gravação: CD/DVD]. São Paulo, SP: Terruá Pará . (2013).
Fonseca, J. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza, CE: UECE.
Freud, S. (2011). Psicologia das massas e análise do Eu. In S. Freud (Org.), Obras completas (P. C. Souza, trad., vol. 15, pp. 13-113). São Paulo, SP: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1921)
Freud, S. (2012). Totem e tabu. In S. Freud (Org.), Obras completas (P. C. Souza, trad., vol. 11, pp. 13-244). São Paulo, SP: Companhia das Letras . (Trabalho original publicado em 1913)
Henrique, W. (1933). Matinta Perêra. [Gravado por N. Pereira]. In Terruá Pará 3 [Mídia de gravação: CD/DVD]. São Paulo: Terruá Pará. (2013).
Henrique, W. (1933). Foi Boto, Sinhá. [Gravado por M. André, Strobo e J. Soares]. In Terruá Pará 3 [Mídia de gravação: CD/DVD]. São Paulo: Terruá Pará. (2013).
Henrique, W. (1934). Cobra Grande. [Gravado por N. Reis]. In Terruá Pará 3 [Mídia de gravação: CD/DVD]. São Paulo: Terruá Pará. (2013).
Henrique, W. (1934). Tamba-Tajá. [Gravado por C. Honda e F. Cordeiro]. In Terruá Pará 3 [Mídia de gravação: CD/DVD]. São Paulo: Terruá Pará. (2013).
Horkheimer, M. (1983). Teoria tradicional e teoria crítica. In Z. Loparic, & O. Arantes (Org.), Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas: textos escolhidos (E. A. Malagodi, trad., pp. 125-162). São Paulo, SP: Abril Cultural. (Trabalho original publicado em 1937)
Horkheimer, M., & Adorno, T. W. (1973a). A massa. In M. Horkheimer, & T. W. Adorno (Orgs.), Temas básicos da sociologia (A. Cabral, trad., pp. 78-91). São Paulo, SP: Cultrix. (Trabalho original publicado em 1956)
Horkheimer, M., & Adorno, T. W. (1973b). Sociologia e investigação social empírica. In M. Horkheimer, & T. W. Adorno (Orgs.), Temas básicos da sociologia (A. Cabral, trad., pp. 120-131). São Paulo, SP: Cultrix . (Trabalho original publicado em 1956)
Horkheimer, M., & Adorno, T. W. (1985). A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In M. Horkheimer, & T. W. Adorno (Orgs.), Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos (G. de Almeida, trad., pp. 99-138). Rio de Janeiro, RJ: Zahar. (Trabalho original publicado em 1947)
Jay, M. (1988). As ideias de Adorno (A. U. Sobral, trad.). São Paulo, SP: Cultrix .
Lemos, J., Pinheiro, R., Oliveira, A., & Royale, C. (2012). Aparelhagem de Apartamento. [Gravado por Sammilz, J. Lemos e Strobo]. In Terruá Pará 3 [Mídia de gravação: CD]. São Paulo: Terruá Pará. (2013).
Love, W., Maderito, & Squash, W. (2013). Velocidade do Eletro. [Gravado por Gangue do Eletro]. In Terruá Pará 3 [Mídia de gravação: CD]. São Paulo: Terruá Pará. (2013).
Luê, Silva, R., & Soares, J. (2013). Realeza do Guamá. [Gravado por Luê, J. Soares, R. Silva e Manari]. In Terruá Pará 3 [Mídia de gravação: CD]. São Paulo: Terruá Pará. (2013).
Maderito, & Squash, W. (2013). Piripaque. [Gravado por Gangue do Eletro]. In Terruá Pará 3 [Mídia de gravação: CD]. São Paulo: Terruá Pará. (2013).
Miranda, C.E. (2013). Espetáculo Terrá Pará 3ª edição [Mídia de gravação: CD/DVD]. Belém, PA: Governo do Pará - Secretária de Estado de Comunicação e Cultura Rede de comunicação.
Oliveira, A. (2000). Ritmos e cantares. Belém, PA: SECULT.
Rüdiger, F. (2004). Premissas da crítica à indústria cultural. In Theodor Adorno e a Crítica à Indústria Cultural (pp. 19-62). Porto Alegre, RS: EDPUCRS.
Severiano, M. (2001). Narcisismo e publicidade: uma análise psicossocial dos ideais de consumo na contemporaneidade. São Paulo, SP: Annablume.
Soares, T. (2003). Já Urrou;. [Gravado por T. Soares]. In Terruá Pará 3 [Mídia de gravação: CD/DVD]. São Paulo: Terruá Pará. (2013).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Psicologia USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.