“Música Paraense” e Terruá Pará: identidade regional, indústria cultural e psicologia das massas

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DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e190161

Palavras-chave:

capitalismo, música, narcisismo, identificação

Resumo

Desde a consolidação de emissoras de rádio e TV no Pará, a mídia local propaga a ideia de uma “música
paraense”, título utilizado com frequência em uma série de eventos recentemente produzidos dentro e fora
do estado. Ao contestar essa singularização, a presente pesquisa apresenta uma análise psicossociológica dos
mecanismos que operam na inter-relação entre indústria cultural e formação de massas, utilizando como objeto
privilegiado de estudo o espetáculo Terruá Pará. Visando tal intento, além do recurso à revisão bibliográfica,
realizou-se uma pesquisa documental sobre parte do material impresso produzido para a terceira edição do festival.
Em termos conclusivos, defende-se que o Terruá Pará, embora pautado por um discurso pretensamente racional
em prol da valorização da música regional, torna-se dialeticamente promotor de irracionalidades expressas na
sugestão de modos de subjetivação específicos que, desconsiderando diversidades, acabam por reduzir o seu
público consumidor à qualidade de multidão abstrata.

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Publicado

2024-04-05

Edição

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Como Citar

“Música Paraense” e Terruá Pará: identidade regional, indústria cultural e psicologia das massas. (2024). Psicologia USP, 35, e190161. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190161