Arqueologia colaborativa com os Asurini do Xingu: Um relato sobre a pesquisa no igarapé Piranhaquara, T.I. Koatinemo
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2015.108570Palavras-chave:
Asurini do Xingu, Arqueologia colaborativa, registro arqueológico, conhecimentoResumo
O artigo apresenta alguns resultados do projeto Território e Memória dos Asurini do Xingu. Arqueologia Colaborativa na t.i. Koatinemo – Pará, Brasil. Trata-se de uma pesquisa projetada em parceria com os Asurini, com objetivo principal de compreender sua história na ocupação territorial da t.i. Koatinemo. Ao mesmo tempo, procura também identificar o potencial arqueológico dessa área do baixo-médio Xingu. Ao longo do texto, apresentarei os resultados da etapa de campo realizada em maio de 2013, quando foram localizados e georreferenciados antigos assentamentos asurini e outros sítios arqueológicos ao longo do igarapé Piranhaquara. Essa investigação situa-se no debate sobre as pesquisas colaborativas e aborda os efeitos do encontro entre arqueólogos e povos indígenas em relação aos diferentes modos de conhecer o registro arqueológico.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).